[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade ao processo de qualificação profissional, programa desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), mais 40 jovens e adultos concluíram hoje, terça-feira, o curso de informática básica, fruto de uma parceria firmada com a Escola do Legislativo. Somente nos sete primeiros meses deste ano, foram capacitados 2.411 cidadãos e a meta é atingir cinco mil pessoas até o final deste ano.

O objetivo da administração municipal é promover a formação profissional dos cidadãos, contribuindo para a elevação da auto-estima, abertura de pequenos negócios, aumento da renda familiar e, conseqüentemente, a inclusão social. São mais de 50 cursos diferentes que, após o treinamento, está abrindo novos caminhos para a população. No total, são mais de 34 mil pessoas qualificadas.

Informática

O curso de informática é um dos mais solicitados. A procura se dá pelo desenvolvimento acelerado da tecnologia, exigindo-se a inclusão digital para aplicá-la em qualquer profissão.

No encerramento, o clima foi de satisfação, tendo em vista a conclusão de mais uma etapa na vida de cada um. A treinanda Patrícia Carlos dos Santos, representou os alunos. “O grupo foi parceiro em todos os momentos. Existiu uma cumplicidade de aprendizado entre alunos e professor”, comentou, acrescentado que todos devem pensar em querer fazer o melhor profissionalmente. “Não devemos ser apenas mais um, mas fazer o diferencial no mercado de trabalho”, disse.

O instrutor do treinamento, Maurício Silva, ministra cursos para a Fundat há seis anos e é um exemplo para os alunos. Começou fazendo um curso de informática básica na própria Fundação. Destacou-se entre os demais e foi encaminhado para fazer outros cursos na área de informática e, conseqüentemente, para ser um instrutor. Hoje, o jovem tem formação universitária na área e se destaca como um dos melhores professores da Fundat, sendo bastante requisitado.

Maurício Silva explanou que é gratificante repassar os seus conhecimentos. “É bom sabermos que o nosso trabalho tem um resultado positivo. Estou dando a minha parcela de contribuição para a formação profissional de muitas pessoas”, destacou, lembrando que conta com o apoio da presidência e técnicos da Fundat.

A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, assistente social Marta Rocha, assegurou que a fundação está à disposição do cidadão. “A parceria com a Escola do Legislativo é positiva. Precisávamos atender a demanda de pessoas na área do Centro de Aracaju e esse espaço atende às necessidades”, afirmou.

O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, afirmou que a parceria com a Escola do Legislativo é saudável. “A missão desta escola é a mesma da nossa fundação. É qualificar e diminuir a desigualdade social. A nossa parceria está cada vez mais se estreitando”, apontou.

Carlos Magno destacou que atualmente ninguém consegue emprego sem o conhecimento da informática. “Vocês estão com a ferramenta inicial. O homem, por natureza, é um aventureiro e deseja voar. O conhecimento é um tesouro e pertence unicamente a cada um de vocês. Ninguém o tira”, declarou.

Na oportunidade, o presidente da Fundat esclareceu que o prefeito Edvaldo Nogueira determinou o incremento na qualificação profissional. “Queremos sempre avançar e oferecer o que há de melhor, a exemplo de instrutores capacitados, material didático compatível com o curso, bem como no que concerne aos equipamentos. Vamos verificar a possibilidade de trazermos a esta escola o curso de informática avançada”, adiantou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.