[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Língua estrangeira e informática são conhecimentos essenciais para profissionais das mais diversas áreas, bem como para jovens que buscam o primeiro emprego. Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, bem como as principais necessidades do mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju vem oferecendo cursos de capacitação. A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), órgão responsável por essa área, vem oportunizando a qualificação junto aos cidadãos. Hoje, mais 61 jovens e adultos do Povoado Areia Branca e adjacências, concluíram dois cursos – inglês e informática.

A Fundat está presente nas comunidades, seja na representatividade das ações desenvolvidas nas unidades ou em associações de moradores e outras entidades diante da formação de parcerias. A missão é qualificar e oportunizar a geração de trabalho e renda. Para tanto, alguns critérios são adotados pela presidência do órgão. É preciso que a instituição parceira desenvolva um trabalho sério, realmente voltado para o cidadão. “Quando nos é solicitado um curso, visitamos a entidade e in loco, verificamos se realmente existe o compromisso com o social”, afirmou o presidente do órgão, Carlos Magno Costa Garcia.

A Associação de Moradores do Povoado Areia Branca, que tem como presidente Marcones Quirino Santos, é parceira da Fundat há alguns anos. Nesse percurso, centenas de cidadãos, residentes naquela localidade foram qualificados. Hoje, mais 61 receberam os certificados dos cursos de inglês e informática, registrando a satisfação na conclusão do treinamento e, conseqüentemente, a preparação para o mercado de trabalho.

A aluna Alexandra Moreira de Souza, representante da turma do curso de informática, falou sobre a satisfação em concluir o curso. “A Prefeitura apostou em nós e o nosso retorno é o aprendizado. Somos vitoriosos. Entendemos que essa capacitação nos abrirá novos caminhos para o mercado de trabalho”, destacou.

Ana Paula Santos Nascimento, concludente do curso de inglês, retratou sobre a importância de um curso de língua estrangeira e como é possível aliar esse conhecimento à profissão. “Quem não acompanha a evolução, com certeza perde as oportunidades de emprego”, disse satisfeita.

“Sabemos que o dia-a-dia é difícil, mas vocês ultrapassaram as barreiras e concluíram os cursos. São vitoriosos”, comentou. A expressão é do presidente da Associação de Moradores do Povoado Areia Branca, Marcones Quirino, acrescentando que a parceria junto a Prefeitura de Aracaju tem propiciado a qualificação dos moradores daquela localidade. “A administração do prefeito Edvaldo Nogueira tem se mostrado séria e preocupada com o cidadão. Parabenizamos essa iniciativa e desejamos mais cursos para a comunidade”, declarou.

O presidente da Fundat, Carlos Magno, destacou que o desenvolvimento de capacitações nas comunidades é uma solicitação pessoal do prefeito Edvaldo Nogueira. “A Fundat é apenas o órgão gerenciador, seguindo à risca as determinações do prefeito. É um trabalho que nos causa prazer. Quando a gente chega nas comunidades e observa que muitos estão com uma melhor qualidade de vida, é satisfatório. Daí, concluímos que os resultados são bons e nos isso impulsiona a avançar cada vez mais”, ressaltou.

Magno destacou ainda que a comunidade do Povoado Areia Branca e adjacências terão o curso avançado de informática. “A nossa intenção é avançarmos, pois a capacitação leva à inclusão social. O curso avançado de informática será ministrado nessa associação, exatamente para vocês que passaram pelo primeiro estágio. A ordem é crescer com novos conhecimentos”, revelou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.