[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para ampliar conhecimentos e promover a integração de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza atividades variadas, que misturam o lazer com estudos. Nesta perspectiva, a Semasc levou jovens integrantes dos programas sociais Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – e ´Um Canto em Cada Canto´ ao Oceanário de Aracaju, na Praia de Atalaia. O grupo é atendido no Centro de Referência da Assistência Social João Oliveira Sobral, no bairro Santos.

Cerca de 30 jovens se divertiram e se encantaram com o que conheceram nos aquários do Oceanário e ficaram surpresos com as diferentes espécies marinhas expostas naquele empreendimento. São em média 60 espécies, que incluem variados peixes e crustáceos. “Estou aprendendo muitas coisas novas, conhecendo nossas espécies marinhas e isso é muito importante para o meu crescimento como pessoa. Estou gostando muito”, ressaltou Estefani da Silva Vieira, 12, integrante do Programa Um Canto em Cada Canto.

Vinicius dos Santos Menezes, 11, adolescente atendido pelo Peti não escondeu o entusiasmo. “Acho muito bom esses passeios. Ainda não tinha conhecido o Oceanário e essa foi uma excelente oportunidade. Estou adorando o passeio”, comentou o jovem, sem dispersar a atenção. Alan David Gomes dos Santos, 14, também atendido pelo Peti, completou a opinião de Vinicius. “Também acho muito interessante esse tipo de passeio. Vim na intenção de conhecer o tubarão e estou encantado com tudo que estou vendo. Com certeza, uma oportunidade sem igual”, completou o jovem, admirado com a beleza do Oceanário.

Lidiane dos Santos Silva, 12, atendida pelo Peti, prefere esquecer o passado de exploração e fala sobre a satisfação de participar da atividade no Oceanário. “O Peti mudou a minha vida inteira. Eu vendia frutas na feira e agora participo de atividades próprias da minha idade. Estou muito feliz. Esses passeios são muito interessantes, está sendo tudo muito prazeroso e eu estou conhecendo várias espécies de peixes”, ressaltou Lidiane, emocionada com o passeio.

Uma satisfação que também atinge a equipe multidisciplinar da Semasc que atende a este grupo. A educadora social Aline Oliveira do Nascimento, estagiária do Curso de Serviço Social, acompanhou os jovens no passeio e explicou o objetivo e a importância de iniciativas como esta idealizada pela Semasc. “Interagir as crianças com o ambiente social é, com certeza, um ponto importante”, comenta a estagiária. “Esses passeios sócio-culturais ensinam muito as crianças, principalmente em contato com o meio ambiente. No mês de férias, nós priorizamos estas atividades para retirar os meninos um pouco do ambiente fechado, além de ser uma oportunidade de apresentá-los a novos lugares, o que muitos nunca tiveram”, ressaltou a estagiária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.