[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A 3ª Conferência da Cidade de Aracaju, realizada pela Prefeitura do município por meio das secretarias de Planejamento (Seplan) e Extraordinária de Participação Popular (SEPP), foi aberta na noite de ontem, quinta-feira, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Hoje pela manhã o evento teve continuidade com a realização de quatro palestras. Antes disso, houve apresentação do coral Canarinhos de Aracaju e, em seguida, foi feita a leitura e aprovação do Regimento da Conferência, que contou com a participação popular.

Compuseram a mesa o secretário de Planejamento, Luciano Pimentel; a coordenadora de Habitação da Seplan, Maria de Abreu; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SE), Wellington Costa; a representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Vera França; o representante da Secretaria Nacional de Habitação, Cid Blanco Júnior; a gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Nadja Limeira; e o representante da União Nacional por Moradia Popular, Edmoaldo Oliveira.

Estiveram em pauta nas palestras os seguintes temas: Programa Nacional de Habitação, Plano de Aceleração do Crescimento e 3ª Conferência da Cidade; Política de Desenvolvimento Urbano e Intervenções nas Cidades; Gestão Associada nos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos no Âmbito da Lei do Saneamento e da Política Federal de Saneamento Básico; Plano de Desenvolvimento Territorial de Sergipe.

A primeira delas, apresentada pelo secretário Luciano Pimentel e também pelo presidente do Crea, teve como foco as políticas de desenvolvimento urbano que são aplicadas pelo Ministério das Cidades e pela Prefeitura Municipal de Aracaju e as conseqüências dessa política junto à comunidade. Em seguida, o conferencista Cid Blanco Júnior, representante da Secretaria Nacional de Habitação, falou sobre a consolidação das políticas setoriais que vão permitir a integração do sistema de desenvolvimento urbano apoiado pelo PAC.

Para a representante da Associação de Apoio às Mulheres, Vera Lúcia Tavares, as palestras realizadas na 3ª Conferência da Cidade de Aracaju são muito importantes. “As palestras nos ajudam a entender melhor os assuntos da Conferência. A Prefeitura está de parabéns por dar às pessoas a oportunidade de aprender e mostrar nossas demandas, algumas das quais são contempladas”, comenta.

O representante do Movimento Popular Ecológico, Lizaldo Vieira, também ficou bastante satisfeito por participar da Conferência e aprender um pouco mais sobre os assuntos apresentados nas palestras. “Essas palestras são extremamente importantes, pois o país está apostando em uma política de habitação para os movimentos sociais. Aracaju tem uma população carente que necessita de habitação, principalmente para as pessoas que moram em favelas, em encostas. Esse trabalho certamente vai levar muita qualidade de vida aos aracajuanos”, relata muito satisfeito.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, a Conferência é muito importante para a sociedade aracajuana, pois as pessoas podem apresentar sugestões e idéias, além de discutir os rumos da cidade de forma coletiva, demonstrando preocupação não apenas com suas ruas e seus bairros, mas com toda a cidade. “A iniciativa insere a sociedade na definição de planos de ação para o planejamento municipal”, destaca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.