[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No último final de semana, representantes da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com os técnicos do Estado, realizaram uma palestra no Centro Educacional Vitória do Santa Maria, localizado no bairro do mesmo nome, que engloba a Escola Estadual Vitória do Santa Maria e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II.

A discussão abordou temas que tinham como objetivo sensibilizar os 32 professores e funcionários participantes no atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Graças a um censo realizado pela Semed, Secretaria de Estado da Educação (SEED) e Ministério Público foi detectado que o bairro Santa Maria possuía o maior número de crianças portadoras de necessidades educativas especiais e que não estavam matriculadas regularmente, fato que motivou a organização do evento.

A responsável pela Diretoria de Educação Especial do Estado, Gerusa Magali Cruz Silveira, traçou um histórico dessa educação, sempre focando um novo olhar para as crianças com este tipo de necessidade. Já a coordenadora de educação especial da Semed, Fátima Diniz, informou aos presentes sobre como são efetuados os atendimentos pela rede pública municipal de ensino, lembrando da necessidade de receber essas crianças da melhor forma possível.

Fátima Diniz buscou ainda, refletir com o público presente sobre a necessidade de promover a inclusão doas alunos portadores de necessidades educativas especiais, da permanência e continuidade do atendimento. Após a explanação da coordenadora, a psico-pedagoga da Semed, Nilza da Silva Maia Souza, falou sobre a importância do relacionamento da família e da escola, bem como dos limites que os pais devem dar aos filhos.

O encontro foi encerrado com um debate, iniciado com o intuito de esclarecer as dúvidas que os professores e funcionários tiveram, e na avaliação realizada pelos participantes, o encontro foi muito proveitoso. “A palestra foi extremamente válida porque dessa forma foi possível esclarecer as dúvidas que os presentes mostraram. Fiz questão de ressaltar como a escola ganha quando recebe e trabalha com um aluno portador de necessidade educativa especial, pois é, dentre outras coisas, a oportunidade de realizar uma troca de valores com eles”, finalizou a coordenadora de Educação Especial da Semed, a professora Fátima Diniz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.