Emsurb executa mais uma operação de limpeza de canais com o Sistema de Barragem Móvel
O Sistema de Barragem Móvel foi uma técnica trazida de Recife e veio para intensificar o serviço de limpeza de canais da cidade, uma vez que anualmente 36 km de canais são assistidos pela Prefeitura de Aracaju.
A técnica de barragem retém uma parte das águas do canal quando a maré seca; a lona acondiciona parte da água para que a onda provocada pela descarga tenha velocidade suficiente para arrastar toda a sujeira do canal. Todo o lixo fica submerso no fim do canal por uma tela e depois é recolhido por uma máquina.
Para a finalização do serviço nos dois canais, são necessárias 10 descargas. Para o coordenador de Aterro Controlado e Balanço da Emsurb, José Reinaldo Souza, o número de descargas varia de acordo com a profundidade. “Varia muito, vai depender também da necessidade de cada canal. Esse tipo de serviço é de grande importância nos períodos de chuva, pois previne transbordamentos”, salienta.
Para se obter melhor resultado no serviço de limpeza de canais é preciso também a participação da comunidade. “A população pode ajudar nessa limpeza. Para isso, basta não jogar lixo nos canais”, comenta Souza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]