População participa da 4ª Pré-Conferência da Cidade
Depois de explicar o objetivo das Pré-Conferências, o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, destacou que aquela era uma excelente oportunidade para as comunidades mostrarem suas demandas e prioridades e auxiliar a administração municipal a gerir a cidade de forma mais democrática e participativa.
“Essas Pré-Conferências são a preparação para a Conferência Municipal, que vai acontecer na próxima semana, nos dias 19 e 20. Aqui, representantes da Prefeitura apresentam os eixos temáticos: participação popular; mobilidade, transporte e acessibilidade; saneamento, higiene e meio ambiente; limpeza e conservação; cultura e esporte; política habitacional; segurança; trabalho e renda”, explicou Rômulo.
Depois, os assuntos são debatidos e a população indica como a Prefeitura pode melhorar cada um dos pontos em discussão. Todas as sugestões apresentadas são anotadas para o devido encaminhamento. A última etapa das Pré-Conferências é a eleição dos delegados, que terão voz e voto na Conferência Municipal.
A cada 20 presentes, um representante é escolhido. “Por isso é tão importante a participação nesses encontros. É fundamental essa aproximação da população com a Prefeitura. E quando os representantes da administração municipal mostram os eixos temáticos, o funcionamento, atividades e projetos das secretarias, os cidadãos passam a saber como de fato participar”, disse o assessor de Planejamento da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Mário Sérgio.
A doméstica Maria de Lourdes, moradora do bairro Siqueira Campos, disse que também acha essencial a participação nas Pré-Conferências. “Já conseguimos que a Prefeitura construísse uma praça aqui no bairro, através dessas reuniões. A gente pediu e eles realizaram. Então, acho que muita coisa pode ser feita pela cidade como um todo”, ressaltou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]