Comunidades precisam colaborar com a manutenção das limpezas nos canais
Segundo o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes, a Emsurb tem realizado a limpeza nos canais com assiduidade, mas a população precisa se conscientizar de sua importância na manutenção dessa ação. “Realizamos esse serviço bimestralmente, tempo necessário entre uma ação e outra de limpeza no canal, que seria a capinação nas margens e a retirada da lama no córrego. Muitas vezes, infelizmente, temos que adiantar o serviço porque a própria comunidade deposita o lixo nos canais, mesmo com a coleta domiciliar que acontece três vezes por semana e com a existência de inúmeras caixas coletoras”, relata.
Um dos conjuntos mais críticos com relação à manutenção de limpeza nos canais é o conjunto Augusto Franco, onde a ação é intensificada devido à elevada quantidade de lixos e entulhos que são indevidamente depositados. Os próprios moradores reconhecem a inadimplência da vizinhança, que insiste em depositar o lixo doméstico e restos de construção nos canais. De acordo com o comerciante Ancelmo Rocha, mesmo com a coleta domiciliar e a caixa coletora nas proximidades, a vizinhança insiste no descarte indevido. “Os vizinhos jogam muito lixo aqui no canal, mesmo com o carro do lixo, que passa três vezes por semana e com a caixa coletora logo a 10 metros. A população precisa colaborar com a limpeza também”, revela.
O depósito inadequado de lixo dentro e nas proximidades dos canais impede o fluxo da água, causando transbordamento, proliferação de roedores, baratas e muriçocas, além de do mau-cheiro. O morador Maltério Rodrigues possui a consciência dos malefícios do lixo descartado no canal. “A vizinhança reclama do canal, mas vive jogando lixo e resto de material de construção. Eu mesmo trago meu entulho para caixa coletora, que fica a 10 metros de minha residência. Se todos fizessem assim teríamos menos problemas com o mau-cheiro, muriçocas e ratos”, fala.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]