Samu 192 – Aracaju comemora cinco anos salvando vidas
Na última terça, a coordenação da REUE realizou blitzen educativas com os temas ´Transporte Seguro da Criança´ e ´Carona Amiga´. A ação ocorreu com o apoio dos estudantes de Medicina e de Enfermagem que fazem estágios voluntários no Samu e no Hospital Nestor Piva (Zona Norte). “O objetivo foi orientar os condutores quanto às formas de transportar as crianças nos automóveis obedecendo às faixas etárias. A gente também abordou os riscos de dirigir após o uso de bebidas alcoólicas”, disse o coordenador da REUE, Marcos Aurélio da Silva Fonseca.
As blitzen foram realizadas por meio de uma panfletagem no semáforo da Avenida Beira Mar, nas proximidades do Parque da Sementeira, e na Avenida Rio de Janeiro (Augusto Franco), no cruzamento com a Avenida Nova Saneamento.
Nq última quarta-feira e ontem, a coordenação da REUE deu prosseguimento às atividades comemorativas com uma exposição de fotografias sobre o trabalho dos profissionais do Samu. A exposição foi montada no Shopping Jardins. A mostra também contou com o apoio dos estagiários do Nestor Piva e do Samu. “Lá divulgamos em quais situações o Samu deve ser acionado, as equipes e os equipamentos utilizados no dia-a-dia”, falou o coordenador.
Amanhã, a partir das 20 horas, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), haverá uma mesa redonda e um coquetel. O secretário municipal de Saúde, o médico Marcos Ramos, estará presente no evento. Já no dia 8 de julho, atividades culturais e esportivas voltadas para os funcionários do Samu no Sesi da Avenida Tancredo Neves.
A programação vai das 8 às 17 horas e vai contar com futebol de campo, atividades aquáticas, atividades na quadra e no salão de festas, apresentações artísticas e almoço no local. A atividade terá a participação dos integrantes do Programa Academia da Cidade, desenvolvido pela SMS junto às Unidades de Saúde da Família (USFs).
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) foi criado a partir da Lei Municipal 2.988, de 14 de janeiro de 2002, por meio do Decreto nº 051, de 21 de fevereiro de 2002. O serviço iniciou suas atividades oficialmente em 8 de julho de 2002 com a proposta de atendimento pré-hospitalar em situações de urgência e emergência no município de Aracaju.
Com uma frota inicial de seis ambulâncias de suporte básico e quatro de suporte avançado, além de cerca de 160 trabalhadores distribuídos em diversas categorias – médicos, enfermeiros, assistente sociais, auxiliares de enfermagem, condutores, administrativos e zeladores -, o Samu começou a realizar uma média de 2 mil atendimentos de urgência/emergência por mês, inclusive fora do município de Aracaju.
“Além disso, o Samu realizava cerca e 820 remoções/mês do Serviço Social, sendo, desta forma, reconhecido pela população como um serviço de qualidade e que efetivamente ajudava a salvar vidas”, comentou Marcos Fonseca. Ele lembrou ainda que, ao longo dos anos, outras viaturas foram adquiridas com o apoio do Ministério da Saúde.
Atualmente, o Samu conta com uma frota de 14 ambulâncias e realiza 2.400 atendimentos de urgência e emergência por mês. Remoções do Serviço Social do Samu somam 2.132 ao mês. Este trabalho representa algo em torno de 13 mil vidas salvas pelo serviço mantido pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Desta forma, a secretaria inicia o processo de reestruturação do Samu 192 – Aracaju, dando um salto de qualidade e aumentando a credibilidade do serviço que continua sendo referência na arte de salvar vidas”, finalizou Marcos Fonseca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]