Programas sociais da Semasc despertam comunidade para a cidadania
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Programa de Atenção à Pessoa Idosa e o Agente Jovem são alguns dos programas sociais oferecidos pela Semasc naquela unidade, responsáveis pelo atendimento a crianças e adolescentes marcados por uma trajetória de trabalho infantil e vulnerabilidade social e a idosos, que encontram naquela unidade uma melhor qualidade de vida.
A unidade atende a cerca de 250 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos. Para manter as famílias bem informadas sobre o aproveitamento das crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais, a Unidade Sócio-educativa realiza reuniões mensais, nas quais as avaliações são feitas com acompanhamento da equipe técnica da Semasc, provocando reflexões sobre a realidade de cada um e resgatando valores familiares, que muitas vezes são esquecidos.
A comunidade participa e agradece o empenho da Semasc em resgatar os vínculos familiares. Dona Ângela Maria Batista, 31 anos, mãe de Ricardo Batista Santos, 12 anos, atendido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), conta que depois de ver seu filho participando das atividades da Semasc passou a perceber mudanças significativas no comportamento do adolescente. Ela revela que o garoto ficou mais ativo e tem mostrado mais interesse pelas atividades da escola.
O garoto, depois do Peti, passou a conhecer o verdadeiro sentido da infância. “Meu filho, que antes vendia pastel e pescava para ajudar nas despesas da família, hoje fala de continuar os estudos e se formar. Eu devo isso à atenção dada pelos educadores daqui desta unidade”, comenta Dona Ângela, emocionada.
Dona Gildene Oliveira da Silva, 38, mãe de Andreza Roxanny Oliveira Silva, 14 anos, adolescente também atendida pelo Peti, fala da satisfação de ver a filha se desenvolvendo com o auxilio dos profissionais do projeto. “Andreza catava latinha. Hoje, com o dinheiro que recebo do projeto, ela investe no crescimento pessoal fazendo curso profissionalizante de informática”, acrescentou Gildene.
Dona Maria de Fátima Nascimento, 37, já colocou o segundo filho no projeto. “Meu filho Durval (Nascimento Santos) pegava carrego na feira e ficou no projeto até o limite da idade. Hoje minha filha Silvania (Nascimento) recebe os mesmos benefícios do programa. Agradeço a Deus pela oportunidade”, comenta Dona Maria.
A diretora da unidade, Elisabete Ribeiro, comenta sobre o desenvolvimento e crescimento constante dos jovens beneficiados pelos projetos sociais. Ela revela que recebe constantes informações das escolas municipais sobre as transformações que os alunos atendidos pela unidade apresentam no desenvolvimento das atividades escolares. “As crianças atendidas nos projetos sociais da Semasc são muito mais atentas e bem comportadas em sala de aula”, comenta a diretora.
Ainda em benefício das famílias da comunidade, o Centro oferece curso de geração de renda e o espaço físico da unidade é disponibilizado para atender os interesses da comunidade. “Nossa satisfação é atender a comunidade, auxiliando no que for possível, para que todos possam ter uma vida mais digna e com livre acesso à cidadania”, acrescenta a diretora. Entre as atividades oferecidas para os idosos na unidade, estão inclusas aulas de educação física, sessões de fisioterapia e trabalhos manuais, além de passeios e festas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]