Secretaria Municipal de Saúde leva exposição de cartoons de humor em DST/Aids ao Shopping Jardins
“O objetivo da exposição é levar ao grande público aracajuano informações sobre prevenção, acesso ao tratamento e direitos humanos de uma forma descontraída”, disse Eudes Barroso. A exposição foi aberta oficialmente no dia 17 de maio no Espaço Semear e já passou por outras instituições como as Universidades Tiradentes e Federal de Sergipe, e Feira da Saúde durante o III Congresso de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (de 16 a 18 de maio de 2007).
A exposição traz gravuras de cartunistas renomados de diferentes países. Os cartoons foram selecionados no I Festival Internacional Humor em DST/Aids organizado pelo Ministro da Saúde. O governo brasileiro já reproduziu essa exposição no México e Nova York. No Brasil, a exposição foi montada no Rio de Janeiro e em João Pessoa. Aqui em Aracaju, a reprodução da exposição foi idealizada pelos gestores do Programa Municipal de DST/Aids da SMS.
A iniciativa ousada dos gestores do programa municipal em reproduzir a exposição, em Aracaju, tem caráter itinerante. Os cartoons estão divididos em três temas: prevenção, acesso ao tratamento e direitos humanos. A parte reservada à prevenção traz mensagens e diferentes maneiras de como as pessoas podem se prevenir do HIV. Na área de tratamento, os cartoons focam o acesso universal às medicações e trazem críticas à mercantilização dos medicamentos. O terceiro elemento, direitos humanos, faz referência para a convivência do soro-positivo com sociedade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]