[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a tarde de ontem, segunda-feira, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, representantes da sociedade civil organizada participaram de uma reunião organizada pelas secretarias municipais de Planejamento (Seplan) e Extraordinária de Participação Popular (SEPP), para definir uma comissão preparatória para a 3ª Conferência Municipal da Cidade, que vai acontecer em 19 e 20 de julho, no Espaço Emes.

Esse foi o primeiro encontro para definir detalhes da organização do evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, e que terá como lema ´Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social´ e como tema ´Construindo uma gestão democrática para a cidade´. Entre outros objetivos, o evento busca sensibilizar e mobilizar a sociedade aracajuana para o estabelecimento de agendas, planos e metas para enfrentar os problemas existentes na cidade.

“A idéia aqui hoje é apresentar nosso planejamento e ter o subsídio de vocês, sendo essa a primeira reunião apresentando a proposta de regimento da conferência. E estamos contando com o apoio de vocês para a realização do evento, para a mobilização, para que a gente consiga um bom nível de participações”, disse aos presentes o secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, que será o presidente da Conferência.

Estiveram nessa reunião e farão parte da comissão preparatória, líderes comunitários, delegados do Orçamento Participativo (OP), representantes de Organizações Não-Governamentais (ONG) e de conselhos, além dos membros do poder municipal. Compete à Comissão, entre outras atribuições, coordenar, supervisionar e promover a realização da Conferência Municipal.

Pré-conferências

A realização da 3ª Conferência Municipal da Cidade será antecedida pelas Pré-conferências, que iniciam a partir do próximo dia 4 de julho, sob a organização da SEPP. O secretário Rômulo Rodrigues apresentou na reunião o roteiro de preparação para as pré-conferências, que terão o objetivo também de eleger os delegados que terão poder de voto nas discussões da Conferência.

“Todos que participarão das plenárias terão que absorver uma idéia: a de que eles estão ali para ajudar a cidade a avançar. Nessas pré-conferências iremos desdobrar o temário da conferência e estimular a co-participação do cidadão aracajuano na construção da cidade”, destacou o secretário. Dessas discussões, que acontecerão nos seis distritos do Orçamento Participativo (OP), também sairão propostas para as mesas temáticas da Conferência Municipal.

Ainda durante a reunião, os participantes discutiram a proposta de regimento da 3ª Conferência Municipal da Cidade, que será composta de mesas de debates, painéis e grupos de debate e plenária, contando com a participação de 800 delegados e 50 membros da Comissão Preparatória. Dela sairá um relatório final, que será encaminhado ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.