Prefeito visita escola e unidade de saúde do bairro Santa Maria e anuncia reforço na segurança
Na escola, onde estão matriculadas cerca de 1.500 crianças, Edvaldo Nogueira, acompanhado pela secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, foi de sala em sala falando sobre a importância da educação e conversando com alunos, professores e coordenadores. “Não podemos nos intimidar nem aceitar pressão de marginais. Temos que reagir e fazer um movimento contra essa tentativa de fechar a escola e o posto de saúde”, disse o prefeito, comemorando a retomada das aulas, que haviam sido suspensas no início da semana.
A reabertura da escola foi determinada em reunião ocorrida ontem, da qual participaram, além de Edvaldo Nogueira, a secretária de Educação e a diretoria da escola Laonte Gama. “Já tomei todas as providências necessárias para que bandido nenhum ameace a tranqüilidade dos estudantes e alunos. Pedi que a Guarda Municipal coloque aqui os melhores guardiões e também falei com o governador Marcelo Deda para que ele possa nos ajudar mobilizando a Polícia Militar”, contou o prefeito durante a visita de hoje.
Os alunos e professores se mostraram confiantes. Para a educadora Luciene Santos, o apoio da Prefeitura vai intimidar as ações dos bandidos e acabar com o medo que prevalecia na escola. A secretária de Educação disse estar feliz com o restabelecimento do clima de segurança. “Essa é uma das escolas municipais com maior número de projetos na área de inclusão social. Ela realmente envolve toda a comunidade e isso nos orgulha muito. A Laonte Gama não pode ficar fechada”, destacou Tereza Cristina.
Unidade de Saúde
Depois de visitar a escola, Edvaldo Nogueira esteve na USF Celso Daniel, onde falou sobre saúde e segurança com médico, enfermeiro e funcionários. Ao lado do secretário de Saúde, Marcos Ramos, ele visitou as dependências da unidade e detalhou as ações para reforçar a segurança no local. Assim como a escola, a unidade foi afetada pela ação de criminosos, que fizeram ameaças. Alguns médicos chegaram a paralisar as atividades.
Segundo o prefeito, a volta à normalidade só foi possível graças à união de esforços entre a Prefeitura de Aracaju, os órgãos responsáveis pela segurança pública e a comunidade do bairro. “Estão todos de parabéns. Quero agradecer o empenho conjunto, que com certeza vai acabar com qualquer tipo de intimidação a médicos, enfermeiro, diretores, alunos, professores e funcionários”, disse.
Esquema de segurança
Diariamente, a partir de hoje, dois guardiões vão estar no interior da escola nos horários em que houver aula e outro dois estarão na unidade de saúde desde a sua abertura até o fechamento. Duas viaturas da Polícia Militar vão se revezar, fazendo rondas constantes em toda a região. Ao todo, seis homens estarão envolvidos no policiamento. Além da ação repressiva, os policiais também vão desenvolver um trabalho preventivo, distribuindo panfletos com dicas de segurança.
Na escola, estão programadas atividades direcionadas à comunidade escolar. “Vamos realizar palestras e atividades físicas com os alunos. Queremos orientar e afastar as crianças do perigo da criminalidade”, antecipou o comandante da 2ª Companhia do 2° Batalhão da PM, tenente Silveira. “Essa integração entre a Guarda e a Polícia Militar é essencial. Queremos que o Santa Maria vire modelo em segurança, como ocorreu com o bairro América, que antes era uma área crítica e hoje reduziu imensamente o número de ocorrências”, explicou o diretor-geral da Guarda Municipal, coronel Magno Silvestre.
Disque-denúncia
Por iniciativa do conselho escolar da Emef Laonte Gama, serão confeccionadas camisas do ´Movimento reage Santa Maria´, que trará o número do disque-denúncia (0800 79 0147). Primeiramente, as camisas serão distribuídas entre professores e funcionários, mas, segundo o diretor da escola, Gicelmo Albuquerque, o objetivo é confeccionar um volume maior material de divulgação, que inclui também cartazes e panfletos.
“Vamos formar uma barreira contra a criminalidade e mostrar que não estamos nos intimidando. A secretária de educação, o coronel Magno e o prefeito Edvaldo Nogueira estão se empenhando nessa batalha. Eles são verdadeiros generais de trincheiras. E com certeza vamos sair vitoriosos”, disse Gicelmo Albuquerque.
Prefeito Edvaldo Nogueira reúne educadores para discutir paralisação na Emef Laonte Gama[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]