[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Médicos, enfermeiros e assistentes sociais ligados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de capacitação em pré-natal e doenças de transmissão vertical – sífilis, hepatibe B e Aids. A oportunidade foi promovida pelos programas DTS/Aids, Saúde da Mulher e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covepi) e se realizou durante esta semana, de 18 a 20, na Coordenadoria de Educação Permanente em Saúde (Coeps).

Dentre os objetivos, a capacitação visou à atualização dos profissionais quanto aos procedimentos mais adequados para o tratamento das gestantes acometidas pelas três doenças. Nesse processo, a qualificação envolveu desde a prática do aconselhamento em pré-natal ao encaminhamento correto dos casos.

Não apenas tratamento, o caráter preventivo também foi foco de discussões e análise. “Quisemos fazer um trabalho completo, que envolvesse a gestante em vários momentos pelos quais ela passa. Com isso, assegura-se o nascimento de uma criança saudável e reduz-se a transmissão desse tipo de doenças”, diz a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Renata Alves.

Cerca de 70 profissionais, entre médicos, assistentes sociais e enfermeiros participaram deste primeiro grupos de capacitação. Visando à completude e qualidade do programa, outras turmas serão criadas e mais funcionários da saúde serão capacitados.

Transmissão vertical

Doenças de transmissão vertical são aquelas que podem passar de mãe para filho, durante o processo gestacional ou até mesmo no parto. A gestante que possua alguma dessas enfermidades, a exemplo de Aids, hepatite B e sífilis, deve procurar atendimento médico e realizar adequadamente o pré-natal. Com isso, aumenta-se a chance da criança nascer sem problemas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.