[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os programas sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão trazendo resultados positivos para crianças e adolescentes, que antes tinham apenas as ruas da cidade como alternativa de sobrevivência, e também para a própria comunidade onde residem estes jovens atendidos pela Semasc.

Com o objetivo de alertar a comunidade do bairro Jabotiana sobre os riscos dos fogos de artifícios, cerca de 30 crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) se uniram e foram às ruas do bairro para prestar esclarecimentos aos moradores sobre alguns cuidados que as pessoas devem ter nessa época do ano quando são realizados os festejos juninos em toda cidade. O grupo do Peti fez contatos pessoais com os moradores, comentando importantes observações, principalmente quanto ao manuseio de fogos de artifícios e fogueiras e também quanto à necessidade de se evitar os balões, que causam sérios danos.

Para chamar a atenção da comunidade, as crianças e adolescentes saíram do Centro de Referência de Assistência Social Madre Tereza de Calcutá, acompanhando por um trio pé de serra formado pelas próprias crianças e adolescentes do programa e percorreram as residências, conversando diretamente com a população sobre a postura que as pessoas devem ter ao acender fogueiras, brincar com fogos de artifícios e como agir em caso de queimaduras. Além dessas orientações, a garotada distribuiu panfletos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que trabalham didaticamente estes conceitos.

A população aplaudiu a iniciativa da garotada, que agiu sob orientação dos educadores sociais. A dona de casa Cleonice Santos recebeu orientações do pequeno Artur Matos Menezes, de apenas 10 anos, e ficou surpresa com a criatividade e o jeito do garoto se relacionar com as pessoas. Para Cleonice, essa iniciativa foi ótima. “É muito educativa, conscientiza até essas crianças e a gente também sobre os problemas que podem ser causados com a falta de atenção dentro de casa”, diz ela.

O garoto Artur não esconde o orgulho e revela que tudo que transmitiu para a comunidade é fruto do aprendizado que obtém durante a jornada ampliada do Peti no CRAS do bairro. Ele revela ter adorado a atividade proposta pelos educadores sociais do Peti. “É bom explicar a nossa comunidade sobre os fogos de artifício, para que tenha cuidado e as crianças não corram riscos de ser queimadas. Eu adoro o Peti porque a gente aprende bastante coisa lá. Eu já aprendi percussão, pintura, sobre os meus direitos e isso é muito bom”, comenta o garoto, todo entusiasmado.

Outra dona de casa, Kátia Cilene Santos Lima, também recebeu a visita do grupo do Peti e também aplaudiu a iniciativa da Semasc. “É importante esse trabalho porque conscientiza a gente. Aqui na comunidade tem muitas crianças, então é bom a gente saber dos riscos e ficar alerta. Gostei muito de vê essas crianças motivadas em explicar a gente”, comentou a dona de casa.

A adolescente Daniele Lima Alves, 14, também não esconde a satisfação. Ela diz que adora quando o CRAS realiza atividades do gênero. “É muito legal porque incentiva a gente que aprendeu no Peti e a comunidade em saber que o Programa faz coisa interessante com as crianças e adolescentes”, diz. “Essa atividade hoje é muito importante porque é uma prevenção para quem brinca com fogos de artifícios”, observa.

Os educadores sociais acompanharam todo o processo e explicaram os motivos que os induziram a realizar a atividade com a comunidade. Para o educador social Alberto Geraldo Nunes dos Santos, a iniciativa é fruto dos altos índices de pessoas queimadas, ocorrências registradas antes mesmo do início do período junino. “A gente resolveu ir a campo e alertar a comunidade que brincar com fogos não é legal e que precisa de certas precauções por parte de quem brinca com isso. Por isso, resolvemos passar para a comunidade o que essa garotada já aprendeu no Peti”, informa o educador.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.