Festa junina anima funcionários e usuários da USF José Machado de Souza
E se a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prima pelo seu lema ´Saúde e Cidadania´, a USF fez jus à questão e proporcionou uma festa completa, sem barreiras e preconceitos, por meio da qual tanto funcionários como usuários e gestores puderam participar em igualdade do evento festivo.
Para a gerente da USF José Machado de Souza, Valéria Maia, o evento de hoje foi muito mais do que uma alusão a Santo Antônio, São João e São Pedro. “Até mesmo no processo de organização da festinha, fizemos questão de que as pessoas da comunidade colaborassem conosco. O resultado da parceria foi um evento bem completo. A grande presença das pessoas nesta tarde atesta o sucesso da proposta”, diz a gerente.
Durante a festividade, a animação ficou por conta de trio pé-de-serra. Vários casais fizeram do ‘hall’ da unidade um verdadeiro forródromo, esbanjando graça, simpatia e é claro, saúde. O senhor Sílvio fez questão de entrar no ritmo e fazer uma apresentação com gaita. Desde a manhã de hoje, ele procurou a USF para falar do desejo de se apresentar na festa junina.
Quem também marcou presença foi o grupo ‘Viva a Vida’, que encenou um casamento caipira para os presentes. “Estou adorando a festa! Essa idéia da unidade foi dez e faz com que fiquemos cada vez mais próximos dos funcionários e demais usuários”, diz a senhora Marizete Souza, que fez o papel da noiva no casamento caipira.
Já para o médico do Programa de Saúde da Família (PSF), Emanuel Messias, não existe limite ou barreira para quem quer se divertir. “Muitas pessoas vêem alguns médicos como pessoas distantes dos pacientes. Mas não é bem assim. Os promotores de saúde devem estar cada vez mais em sintonia com as pessoas a quem prestam serviços”, informa o profissional, que fez questão de participar da festa junina e dançar forró.
Ainda em relação à integração entre funcionários e usuários, o médico diz que “a descontração muitas vezes é essencial para um bom entendimento dos problemas pelos quais passam os pacientes. Alguns deles ficam meio tímidos no ambiente do escritório e preferem falar dos problemas em outras oportunidades, como esta”.
USF José Machado de Souza
A USF José Machado de Souza pertence à sétima região da Atenção Básica e atende cerca de 21 mil pessoas. A unidade dispõe de seis equipes do PSF e atende à comunidade do bairro Santos Dumont e imediações. A última reforma do estabelecimento se deu em dezembro de 2005, quando toda a infra-estrutura passou por revitalização e a logística de atendimento foi modernizada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]