[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A utilização do cinema como formação humana para os profissionais da Educação. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Educação – Semed – com a realização na próxima segunda, dia 24, a partir das 8h30, no Teatro Atheneu, do ciclo de cinema destinado a todos os profissionais de educação da rede. Segundo a diretora de ensino da Semed, Sandra Beiju, o evento faz parte das atividades da política de Formação Contínua dos professores que a secretaria vem desenvolvendo desde o início do ano.
De acordo com ela, o ciclo de cinema está articulado com a Hora de Estudo do professor. “No dia 24, ao invés do professor participar da Hora de Estudo na escola em que leciona ele assistirá a uma palestra sobre a história do cinema, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe, Antônio Fernando Sá, a partir da exibição de um filme e realização de debates”, ressaltou.
A diretora de ensino afirmou ainda que a Hora de Estudo é uma ação prevista no Estatuto do Magistério, que tem como finalidade promover a atualização dos conhecimentos e o conseqüente enriquecimento da prática docente.
Sandra Beiju disse também que o ciclo de cinema será realizado mensalmente. “No próximo mês de outubro, nós iremos definir uma data para realizar a programação e convocaremos novamente todos os professores para participarem”, comentou, ao ressaltar que os profissionais que obtiverem uma freqüência de 40 horas no ciclo de cinema terão direito a um certificado, emitido pela Semed, e que servirá para a sua titulação.
Além disso, segundo a diretora de ensino, os que conseguirem 80 horas de freqüência terão direito a produzir um texto sobre os filmes e as discussões trabalhados durante o ciclo, podendo, se for selecionado, ter o seu texto publicado numa coletânea que será editada pela secretaria.
Ela informou que os títulos dos filmes que serão sugeridos pela Semed terão uma abordagem voltada para a questão do profissional, do ser humano, da ciência e do conhecimento. “Serão filmes que tratam da questão do ser humano enquanto ser pensante, que produz conhecimentos e que reelabora a sua forma de ver o mundo”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.