[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, apresentou hoje, quinta-feira, durante um café da manhã com a imprensa, todo o esquema de segurança do Forró Caju 2007. Ao todo, 298 homens da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão atuar de maneira integrada para assegurar tranquilidade a aracajuanos e turistas. O efetivo estará distribuído na área interna da praça de eventos Hilton Lopes e na região do entorno da festa.

Durante a apresentação do plano, Edvaldo Nogueira agradeceu o apoio e empenho dos órgãos envolvidos, destacando a preocupação com a segurança. “Sem dúvida, este é um dos aspectos mais importantes. A Prefeitura quer que a animação se combine com a paz, para que todos aproveitem bastante a festa, assim como tem ocorrido todos ao anos. Nas seis edições do Forró Caju, nenhum acontecimento de maior gravidade foi registrado”, lembrou.

A Guarda Municipal vai contar com 60 guardiães. As equipes vão auxiliar a revista – que esse ano será feita por uma firma particular e especializada -, além de tomar conta dos mercados e das áreas onde as equipes de apoio, a exemplo do Samu, estarão instaladas. “Também vamos estar presentes nos postos de serviços da Guarda existentes em toda a cidade”, garantiu o diretor-geral da Guarda Municipal, coronel Magno Silvestre.

Já o Corpo de Bombeiros, vai atuar no Forró Caju com duas viaturas: uma de salvamento e outra de combate a incêndio. A cada noite, 12 homens estarão de prontidão. O comandante da corporação, coronel Reginaldo Moura, lembrou que além do trabalho de combate, o Corpo de Bombeiros também tem desenvolvido ações preventivas, que começaram com a análise do projeto estrutural do evento e tiveram continuidade com as vistorias no local da festa.

Para organizar o trânsito, 26 agentes da SMTT estarão diariamente nos pontos de maior fluxo de veículos, sobretudo nas vias que dão acesso à praça Hilton Lopes. A ´Operação Forró Caju´ terá início às 17h30 e o monitoramento vai começar às 18 horas. Algumas mudanças serão feitas para facilitar o acesso do público ao evento. “A avenida Otoniel Dória, no sentido norte/sul, estará interrompida e a outra faixa vai ser binária, ou seja, mão e contra-mão. Por ela, até as 20h, poderão passar veículos particulares e ônibus. Depois disso, só o transporte coletivo. Já a avenida Coelho e Campos, será bloqueada na altura da avenida Carlos Firpo, evitando que os veículos cheguem perto da entrada”, explicou o tenente José Luís, da SMTT.

Polícia Militar

A Polícia Militar de Sergipe será a maior responsável pela segurança do público. Segundo o comandante do policiamento da capital, coronel Antônio dos Santos, responsável pela coordenação das equipes durante o Forró Caju, estão sendo planejadas ações diferenciadas. “Todo ano, procuramos aperfeiçoar nossa atuação, levando em conta as características do evento e as experiências de anos anteriores”, afirmou.

O policiamento começa às 19 horas. Em média 200 policiais militares por noite estarão envolvidos no esquema de segurança, mas, nas noites de maior público, o efetivo poderá ser reforçado com outros 100 homens, que estarão de prontidão. De acordo com ele, o plano está dividido em três fases: o policiamento periférico nos bairros, que visa o acompanhamento do folião desde os pontos de ônibus, terminais e paradas de táxis; o policiamento no entorno do evento; e, por fim, o policiamento na área da festa.

Na praça de eventos, 150 policiais estarão distribuídos em 10 patrulhas (equipes que circulam pela área da festa); duas entradas principais; dois palcos; 10 postos elevados de observação (nos quais, as equipes vão trabalhar com rádios transmissores para acionar uma patrulha, caso haja necessidade); ponto de desarmamento (onde os policiais fora do horário de serviço que quiserem participar da festa terão que deixar suas armas) e postos de comando e apoio logístico.

Na área do entorno da festa, oito viaturas, quatro motos e 6 policiais farão rondas na região circunvizinha, para evitar, sobretudo, roubos e furtos. Nos bairros, serão quatro pontos-base em locais estratégicos, como na orlinha do bairro Industrial, em terminais de integração e no bairro Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.