[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Através da assinatura de decreto, o prefeito Edvaldo Nogueira instituiu na manhã de hoje, quarta-feira, o sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte coletivo da capital e Grande Aracaju. O anúncio foi feito durante café da manhã com a imprensa, do qual participaram também secretários municipais, empresários do ramo dos transportes e representantes de entidades representativas ligadas ao movimento estudantil e a categorias profissionais.

O mecanismo consiste na utilização de um cartão recarregável que armazena créditos e pode substituir dinheiro, vales-transporte e passes-escolares. Para utilizá-lo, o usuário precisa apenas creditar valores referentes à tarifa e, no interior do ônibus, aproximar o cartão do validador que estará instalado ao lado da catraca. Com esse procedimento, a passagem será liberada.

“O sistema será operado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e vai ser supervisionado, controlado e acompanhado pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT)”, informou Edvaldo Nogueira. De acordo com o presidente do Setransp, Adierson Monteiro, os custos da implantação do equipamento, que serão de aproximadamente R$ 6 milhões, caberão às empresas, mas não haverá prejuízos.

“É um excelente investimento. Temos certeza que com a implantação da bilhetagem eletrônica vamos diminuir a evasão de vales-transportes, que hoje são usados para pagar diversas coisas. A automação vai fazer com que o cartão só possa ser utilizado no ônibus, como deveria acontecer, e isso vai nos trazer mais passageiros”, comemorou o presidente, acrescentando que Aracaju terá a tecnologia mais moderna do Brasil.

O superintendente de transporte e trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, afirmou que a Prefeitura está preparada para acompanhar todo o processo de modernização do sistema de transporte público e garantir que o decreto assinado pelo prefeito seja cumprido integralmente. “Hoje nós trabalhamos de forma harmônica com o Setransp, o que vai permitir um bom entendimento entre as empresas, que são as executoras, e nós, que somos responsáveis pela fiscalização”, disse o superintendente.

A novidade entra em funcionamento, ainda em fase de testes, no próximo dia 18. Em julho, cobradores vão começar a utilizar os cartões funcionais, recebendo dinheiro, vales ou passes dos usuários e ´convertendo´essas formas de pagamento em débito eletrônico. Só depois da realização de uma ampla campanha voltada à apresentação do novo sistema e à familiarização dos passageiros, a bilhetagem eletrônica será definitiva implantada pela Prefeitura Municipal de Aracaju.

Vantagens

Para Edvaldo Nogueira, o sistema traz inúmeros benefícios à população. “A bilhetagem eletrônica dá mais agilidade, conforto e segurança aos passageiros, motoristas e cobradores. Na hora de passar pela catraca não vai mais haver demora nem dificuldade para receber o troco. E o mais importante é que os ônibus não serão mais alvos frequentes de assaltantes, porque as gavetas não estarão mais cheias de dinheiro, passes e vales”, destacou o prefeito.

“O cartão também não será objeto de assalto porque, caso seja roubado, o usuário vai poder ligar para um telefone e imediatamente invalidar o cartão. Todos os créditos que o passageiro possuía serão transferidos para um novo cartão”, esclareceu.

O prefeito acrescentou ainda que, paralelamente à bilhetagem eletrônica, a Prefeitura vai implantar em toda a frota o Sistema de Posicionamento Global (GPS), que também vai dar maior segurança aos passageiros e funcionários das empresas, uma vez que vai permitir que os ônibus sejam monitorados via satélite.

Com isso, será possível repor rapidamente carros que eventualmente quebrem, controlar a velocidade e saber a localização precisa dos veículos. “A médio prazo quero instalar painéis de controle dos horários dos ônibus em cada terminal, o que vai ser viável por causa do GPS”, adiantou.

Emprego

Em um dos artigos do decreto que institui a bilhetagem eletrônica, o prefeito Edvaldo Nogueira proíbe a demissão de cobradores por parte das empresas de transporte. “Não vai haver desemprego. O número de cobradores continuará o mesmo. Até porque os cobradores serão agentes de validação e fiscalização. Se não houver a presença desses profissionais, as pessoas vão poder, por exemplo, passar por cima das catracas”, esclareceu o prefeito.

Além disso, os cobradores vão ainda receber o dinheiro dos passageiros que optarem por continuar utilizando esta forma de pagamento ao invés do cartão. Para não prejudicar os usuários, o cobrador vai receber os valores e passar o cartão funcional dele no aparelho validador, liberando a passagem.

“Antes eu era contra a bilhetagem porque eu achava que ia desempregar o pessoal. Mas, sem dispensa de cobradores nem redução de salário, como nós defendemos na nossa convenção coletiva, eu acho excelente, porque vai diminuir o número de assaltos, de fraudes e de carteiras de passe utilizadas por mais de um estudante”, comemorou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Batista Santos.

Meia-passagem

Outra mudança anunciada por Edvaldo Nogueira foi a meia-passagem também aos domingos e feriados para todos os estudantes da capital. A novidade passa a valer a partir de 11 de agosto, Dia do Estudante, mediante a utilização do cartão escolar, que será fornecido gratuitamente.

“O estudante não deixa de ser estudante no fim de semana. Levando em conta sua formação global, é preciso que ele possa utilizar a meia-passagem para ir ao cinema, à biblioteca e a outros eventos culturais, seja durante a semana, ou aos domingos e feriados”, defendeu o prefeito.

Segundo o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Júnior Leite, a medida atende a uma antiga reivindicação dos estudantes. “Vamos fazer uma caminhada com mais de 5 mil pessoas nas ruas para comemorar essa conquista”, contou.

“É um momento vitorioso para todos os estudantes da capital. Estamos felizes que o prefeito, até como ex-integrante do movimento estudantil, tenha ouvido nossa solicitação e decretado a meia-passagem aos domingos e feriados também”, falou o presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Atheneu Sergipense, André Luiz.

Integração temporal

Com a bilhetagem eletrônica, a meta da Prefeitura Municipal de Aracaju é alcançar a integração temporal do sistema de transporte da capital. “Já temos a integração física, que é feita por meio dos terminais, onde os usuários descem e, ao subir em outro ônibus, não precisam pagar outra passagem. Em um curto espaço de tempo quero fazer a integração temporal”, disse Edvaldo Nogueira.

Supondo que um cidadão entre no ônibus e desça em um determinado ponto, a depender do intervalo que ele leve para pegar outro ônibus, será possível utilizar a mesma passagem que ele pagou anteriormente, já que o crédito vai levar um certo tempo para expirar. De acordo com o prefeito, este é um projeto que ele defende há muitos anos e o objetivo é que a integração temporal passe a vigorar na capital em 2008.

Cartões

A 1ª via dos cartões para todos os usuários será grátis. O sistema de bilhetagem eletrônica, cujo slogan é ´Mais Aracaju´, vai operar com cinco tipos de cartão: o funcional, fornecido a motoristas, cobradores e fiscais a partir do próximo mês; o escolar, que será utilizado por estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior a partir de agosto; o especial, que será fornecido em outubro aos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs); o cartão vale-transporte, fornecido pelas empresas aos seus funcionários a partir de dezembro; e o cartão-gratuidade, exclusivo aos cidadãos que legalmente têm direito ao passe-livre.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.