[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As Unidades de Saúde da Família (USF) Elizabeth Pitta, Osvaldo Leite e Celso Daniel, do bairro Santa Maria promovem o Primeiro Casamento Comunitário para cidadãos da comunidade. A celebração está prevista para 12 de junho, Dia dos Namorados. Cerca de 30 casais devem participar da cerimônia, que será realizada às 15 horas, no Fórum do do bairro Santo Maria.

De acordo com o presidente do Conselho Local de Saúde e um dos idealizadores do evento, Djenal Alves dos Santos, a celebração será totalmente gratuita e visa ao preenchimento de uma necessidade existente por parte de alguns casais em estabelecer união formal. “É um sonho que se realiza e que para eles parecia muito distante”, diz Djenal Alves.

Muito mais do que uma união civil formal, a celebração comunitária organizada pelas unidades de Saúde resolverá pendências no âmbito judicial. Para a assistente social da USF Elizabeth Pitta e também idealizadora do evento, Sidinéia Cruz Mendonça, problemas como legalidade dos filhos, dentre outros, poderão ser resolvidos.

“Faremos, inclusive, um trabalho de conscientização com os casais, explicando-lhes todo o aspecto legal que envolve o casamento e o que isso implicará na vida deles”, informa Sidinéia Mendonça. Para a celebração, as três unidades já contam com o apoio de empresas e hotéis. Na oportunidade haverá distribuição de brindes doados pelos parceiros aos recém-casados.

Santa Maria

As unidades de Saúde do bairro Santa Maria pertencem à segunda região da Coordenação da Atenção Básica e atendem quase 36 mil pessoas. “A maioria das famílias usuárias é carentes e a gratuidade da oficialização do casamento comunitário representa uma ajuda para os casais que querem se casar e não dispõem de recursos financeiros”, informa a assistente social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.