[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef.) Presidente Vargas, localizada no Bairro Siqueira Campos, participam durante o dia de hoje, quarta-feira, do simulado de avaliação processual e continuada do ensino e aprendizagem. A prova será realizada nos dois turnos, manhã e tarde, e tem como objetivo inserir os estudantes numa forma inovadora de estudo e de certa forma, prepará-los para o sistema de competição atual: vestibulares, processos seletivos e concursos.

Essa é a terceira vez que o simulado é realizado na instituição, comprovando que esta é uma prática bem sucedida. Dessa vez, foram trabalhados todos os conteúdos vistos em sala de aula durante este primeiro semestre. Os alunos têm duas horas e meia para responder a prova, que conta com 14 questões de verdadeiro e falso para as 7ª e 8ª séries, e oito também de verdadeiro ou falso para as 5ª e 6ª séries.

A coordenadora pedagógica da Emef., a professora Zilda Maria dos Santos Simões, falou dos resultados anteriores e lembrou da importância dessa iniciativa. “Nos anos passados tivemos todas as expectativas alcançadas, por isso, continuamos a repetir a ação. O nosso simulado é inovador e muito bem visto pelos alunos, que ficam mais estimulados a estudar”, disse.

Zilda Maria lembrou ainda da importância da participação dos pais nesse processo, sempre engajados e interessados nas datas e nos conteúdos que serão abordados. Os professores, responsáveis pela elaboração das questões, aprovam a forma de avaliação e a incentivam.

“Nosso objetivo é preparar o aluno, orientando-o quanto aos procedimentos de concursos e de vestibular, respeitando regras como horários de chegada e de saída. Além disso, queremos promover uma nova roupagem de avaliação mais atualizada”, disse a professora de Língua Portuguesa, Luciene Severo dos Santos.

Os alunos de inclusão da Emef Presidente Vargas também participam do processo. Ao todo, 14 estudantes com problemas mentais, a exemplo de paralisia cerebral, e auditivos fizeram a prova, só que em local separado, para serem levadas em contas as limitações, e também usufruíram de um tempo maior.

O próximo simulado será realizado no dia 30 de dezembro. Além dessa atividade, a Emef. Presidente Vargas desenvolve diversos projetos com seus alunos, como viagens, projetos de prevenção de uso de drogas, eleição estudantil e outras ações ligadas à arte.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.