USF José Machado de Souza leva vacina a trabalhadores de transporte
A campanha aconteceu na manhã de hoje, dia 24, e prosseguirá à tarde. Embora durante as primeiras horas a famosa “agulhada” tenha assustado, os funcionários logo superaram o medo. Filas de pessoas se formaram para tomar as duas vacinas. Os vacinadores estimam aplicar as doses em cerca de 250 funcionários. De acordo com a funcionária da empresa de transporte, Alexandra Ramos, “muitas vezes não tenho tempo para ir à USF. Quando a saúde vem no local onde trabalho, tudo fica bem mais fácil e eu posso tomar as doses tranqüilamente”, disse.
Dados da Previdência Social mostram que cerca de 500 mil pessoas por ano sofrem acidentes no trabalho. Desse número, os cortes e fraturas correspondem a quase 30%. Para o médico Ademir Marques, “as pessoas que estão vulneráveis a acidentes no trabalho correm um risco maior de contrair tétano e a USF José Machado de Souza está desenvolvendo um trabalho de prevenção importante. Se os trabalhadores não vão até a unidade, nós vamos até eles”, aponta.
Tétano
O tétano é uma doença infecciosa grave, causada pela bactéria Clostridium tetani. Ela pode ser encontrada sob a forma de esporos, que facilmente entram em cortes, mordidas e arranhões na pele das pessoas. Os sintomas da doença são rigidez muscular, dificuldade de abrir a boca (trismo) e contratura nos músculos respiratórios.
No Brasil, não há números exatos que reflitam a dimensão do problema do tétano. Isso acontece devido à grande dimensão do país, que dá margem ao aparecimento de “zonas produtivas silenciosas”. Ou seja, várias pessoas portam a doença, mas não fizeram diagnóstico clínico.
Hepatite B
A hepatite B é uma inflamação no fígado, causada pelo vírus HBV. Ela é principalmente contraída por meio de transfusão de sangue, uso compartilhado de seringas e relações sexuais sem uso de preservativo. Os principais sintomas são mal estar, dores de cabeça, falta de apetite, febre, urina escura, coceira no corpo e fezes claras.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B. Do total, 325 milhões tornaram-se portadores crônicos. Para evitar a doença, os adolescentes até 19 anos devem dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua residência. Por causa do aumento no número de casos de hepatite B, a doença foi incluída nos programas DST/Aids das secretarias de saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]