[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Pensando em facilitar a vida dos aracajuanos e turistas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), vem desenvolvendo o projeto ´Cidadania Urbana´, voltado para a identificação de logradouros públicos da capital. Lançado em agosto do ano passado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a iniciativa tem agradado a população.

O projeto prevê, em um primeiro momento, a realização de estudos para identificar eventuais problemas na nomeação de ruas e avenidas e o encaminhamento de relatórios à Câmara de Vereadores. No caso de duas ruas com o mesmo nome ou uma rua com dois ou mais nomes em trechos distintos, por exemplo, cabe ao legislativo definir o que é válido. Na segunda etapa, depois de identificado o nome correto de cada logradouro, é feita a colocação de placas e conjuntos sinalizadores.

“Os conjuntos sinalizadores são postes com duas placas que são colocados nas esquinas. Já as placas são afixadas na fachada ou muros de algumas residências e estabelecimentos comerciais. Cerca de 700 conjuntos sinalizadores já foram colocados, de um total de 2.000. Já as placas, que são mais de 8.000, vão começar a ser afixadas”, explica Valmor Barbosa, presidente da Emurb.

De acordo com ele, a instalação das placas é mais demorada porque requer o envio prévio de uma carta ao proprietário do imóvel. O documento comunica os objetivos do projeto, esclarece como é feito o trabalho da equipe responsável pela identificação das ruas e avenidas e pede a autorização para a execução dos serviços. “É importante que os donos das casas entendam que não há prejuízo algum. Ao contrário, só existe vantagem para ele e para toda a população”, ressalta o presidente.

A fabricação e colocação das placas e conjuntos sinalizadores são de responsabilidade de uma empresa contratada. Não há custo para a Prefeitura, já que cada dispositivo tem um espaço reservado para anúncio publicitário. São as empresas interessadas divulgar suas marcas que pagam pela sinalização. “Cerca de 5% dos espaços publicitários são reservados para propaganda institucional do município”, destaca Valmor Barbosa.

Bairros

Segundo ele, a identificação com conjuntos sinalizadores já foi concluída nos bairros Siqueira Campos, 13 de Julho, Jardins e Centro. No momento, os serviços estão sendo executados nos bairros Aeroporto, Farolândia, Coroa do Meio, Atalaia e Aruana, mas todas as localidades da capital terão ruas e avenidas sinalizadas. O contrato com a empresa tem duração de cinco anos, mas, considerando o ritmo, a expectativa é que os trabalhos terminem em apenas três.

“Esse é um pedido antigo da população em geral, dos Correios, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), dos turistas e profissionais de diversas áreas”, lembra o presidente da Emurb. O frentista Marcos Santana, que trabalha em um posto de combustíveis do bairro Jardins, diz que o número de pessoas que param para pedir informações diminuiu bastante desde que a sinalização foi colocada. “Agora, quando elas param, fica bem mais fácil de orientar, porque a gente já sabe o nome das avenidas e das ruas”, conta.

A dona de casa Cleide Costa, que mora em um condomínio localizado no Jardins, e a comerciante Maria Helena, que vende picolé nas ruas do bairro, também aprovam a iniciativa. Segundo elas, os turistas são os que mais precisam de informações que ajudem na localização de endereços. “Para eles as placas são ainda mais importantes, mas para os taxistas, motoristas e pedestres também é muito bom”, acredita Maria Helena.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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