[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma série de ações está sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para melhorar o sistema de ônibus da capital e, por conseguinte, a qualidade de vida da população aracajuana. Grande parte das medidas é voltada para bairros mais pobres, a exemplo do Santa Maria. Lá, desde quarta-feira, a comunidade tem a sua disposição 19 ônibus da linha Santa Maria – Terminal Dia – Mercado, que passam em intervalos médios de cinco minutos. Nos horários de pico, os moradores só precisam esperar três minutos, já que o número de veículos é reforçado nos períodos de maior movimento.

Modificações também estão sendo programadas para as linhas Piabeta – Dia e bairro Industrial – Dia. “Elas vão funcionar da mesma forma que a linha Augusto Franco – Bugio, que é a linha com maior número de veículos, e agora Santa Maria – Mercado”, anunciou o superintendente da SMTT, Antônio Samarone. “Com relação à linha Tijuquinha – Eduardo Gomes, o setor responsável já está autorizado a fazer uma reforma no itinerário. Hoje quem mora na parte de cima do Eduardo Gomes precisa descer para pegar ônibus e nós vamos mudar isso”, acrescentou.

No bairro Siqueira Campos, as alterações dizem respeito à reorganização do abrigo da praça Dom José Tomaz e ao reforço da frota que passa pela localidade. Segundo Samarone, o número de passageiros que vão para o Siqueira Campos aumentou e, no abrigo, param ônibus metropolitanos e do interior. Em determinados momentos, é quase impossível encostar os veículos. “Nós estamos transferindo os veículos intermunicipais para um outro trecho para deixar aquela área só para ônibus da metropolitana. Além disso, todas as coberturas daqueles pontos da Dom José Tomaz foram ocupadas por vendedores. Os passageiros chegam e ficam na chuva ou no sol. Também vamos resolver esse problema”, declarou o superintendente.

Com relação às linhas Piabeta – Marcos Freire I e II, algumas mudanças estão sendo viabilizadas para que, conforme solicitado pela população, os ônibus passem pela ponte do rio do Sal. De acordo com Samarone, a implementação das medidas está dependendo apenas da conclusão das obras de recuperação das vias que dão acesso à ponte, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado. As modificações implicam, entre outras coisas, na construção de um terminal de integração no Marcos Freire II e na recuperação do terminal do Mercado, que passa a ser um terminal com um fluxo bem maior de passageiros.

Qualidade

Outra preocupação da Prefeitura é com a melhoria da qualidade dos ônibus. Nesse sentido, foram entregues à população, no início do mês passado, os três primeiros veículos equipados com ar-condicionado do sistema de transporte coletivo da capital. Os ônibus fazem a linha Santa Maria – DIA, beneficiando a população de um dos bairros mais carentes de Aracaju. Outros 50 veículos novos e confortáveis devem começar a circular nas ruas até o final do ano.

A modernização e segurança também são prioritárias para a SMTT. Segundo Samarone, dentro de 90 dias, deve ser iniciada a implantação dos sistemas de bilhetagem eletrônica, GPS e câmeras. O projeto para a construção do novo terminal do DIA está em sua fase final. A parte arquitetônica está pronta e a SMTT está contratando uma empresa para fazer o projeto estrutural, cuja licitação já foi autorizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A previsão é que a obra seja inaugurada no mesmo período em que o viaduto será entregue.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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