[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Marcando o 18 de maio, data dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizará a ´Caminhada pela Paz´, em uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A manifestação acontece a partir das 14 horas de amanhã, sexta-feira, com concentração na Praça de Eventos Hilton Lopes (Mercado Central de Aracaju) e encerramento na Praça Fausto Cardoso, no final da tarde, onde haverá um grande ato público em defesa da paz e contra aos abusos ainda cometidos contra crianças e adolescentes.

A Campanha pelo Enfrentamento à Violência Infanto-juvenil vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania desde o início do mês de maio, com atividades concentradas nos Centros de Referência da Assistência Social envolvendo crianças, adolescentes, jovens e idosos atendidos pelos programas sociais executados pela Prefeitura Municipal de Aracaju para atender a população vulnerável. A idéia é transformá-los em agentes protagonistas contra a violência.

A Campanha da Semasc ganhou as ruas com panfletagens na perspectiva de envolver a população no combate a este tipo de crime. “Agora é a hora do corpo a corpo e de ter um contato maior com a população”, informa o coordenador do Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (Sentinela), Ricardo de Souza Lima. Durante esta semana, a Semasc realizou panfletagem na Praia Treze de Julho e também no centro da cidade, além de montar estandes em pontos estratégicos para conscientizar a população para a necessidade de denunciar os casos de violência.

A população se engajou e elogia a iniciativa da Semasc. “É bom ter uma campanha como esta. Além de coibir esta prática, podemos informar aos órgãos competentes sobre algo que venha a acontecer com crianças e adolescentes nas nossas comunidades”, observa o professor Lenilsson de Deus. Para o funcionário público Isaías Resende a campanha ajuda a comunidade a ter cuidados com as crianças. “É preciso que tenhamos mais cuidados e respeito com nossos jovens, até porque eles são o futuro do nosso Estado e da nossa nação”, destacou.

Durante a panfletagem, os organizadores da campanha abordaram as pessoas, dando explicações sobre a importância da proteção e do combate a este tipo de violência contra jovens. “Não é simplesmente chegar e entregar o papel. Temos que ter este contato com o público para que nossa mensagem seja entendida e que a pessoa possa se sensibilizar com o problema”, observa o coordenador do Programa da Semasc, Ricardo de Souza Lima. Os informativos entregues durante a campanha trazem explicações sobre como identificar situações de violência sexual infanto-juvenil, orientando a população como agir diante de evidências de violência.

A prática de violência sexual contra crianças e adolescentes é algo que vem crescendo ao longo do tempo e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), através do Programa Municipal de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil, vem dando sua contribuição para combatê-la. “Precisamos conscientizar a população para que nos ajude e cada seja um agente multiplicador para que possamos acabar com esta violência”, afirmou Ricardo de Souza Lima.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.