[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), está realizando o curso de Manipulação de Alimentos, para comerciantes da Praça Olímpio Campos. O curso tem como objetivo apresentar a importância da manipulação sem riscos de gêneros alimentícios, garantindo a qualidade dos alimentos comercializados na cidade.

O curso está acontecendo na Unidade de Produção do Jardim Esperança da Fundat, até o próximo dia 29. Durante as aulas, os alunos aprendem a manipular os alimentos com luvas, garantindo uma maior higienização, usam toucas, apreendem a forma correta de lavar as mãos, o jeito de servir, de manipular o gelo, talheres e até mesmo a forma adequada de descartar o lixo.

“Nós ensinamos os tipos de contaminação (física, química e biológica) e os cinco princípios básicos das boas práticas: higiene pessoal; respeitar tempo, temperatura do alimento e a validade; como comprar e armazenar o alimento com segurança; evitar a contaminação cruzada, que é levar bactérias de um alimento para o outro com as mãos; e a higiene ambiental, que é limpar e fazer a sanitização das áreas e dos utensílios usados na preparação dos alimentos”, informou a professora Vânia Maria Emília.

Segundo Vânia Maria, o objetivo de quem faz esse curso é reduzir custos, garantir qualidade do alimento, ter reconhecimento por parte dos clientes e evitar doenças de origem alimentar. São 21 alunos que assistem a seis horas de aulas teóricas, duas horas de aulas práticas e mais duas horas de aula ministradas por agentes da vigilância Sanitária.

Para o comerciante José Roberto de Araújo Santos, que vende tapioca na Praça Olímpio Campos há 18 anos, é importante adquirir uma boa orientação para comercializar os produtos. “Nesse curso, aprendemos a manipular os alimentos de forma saudável, protegida, longe de sujeira, com bastante higiene. Isso faz a clientela aumentar e comprar mais. Quem trabalha com produtos de qualidade não tem problemas”, disse.

Projeto Freguesia

Os alunos do curso fazem parte do Projeto Freguesia da praça Olímpio Campos, também realizado pela Fundat. O projeto promove apresentação de artistas locais nas praças públicas, com a idéia de atrair mais visitantes e turistas nas feirinhas de artesanato e comida cadastradas na Fundat. Na praça Olímpio Campos, as apresentações são realizadas todas as sextas-feiras, ao meio-dia. O projeto encanta as pessoas que passam por ali, aumentando o público no local.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.