[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Devido a sua grande abrangência e importante atuação junto à população aracajuana, a Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresenta constantemente números a serem comemorados. Seguindo a linha de toda a SMS, esse setor leva sempre em consideração, em todas as suas ações, o ideal de uma saúde pública de sucesso. A conseqüência disso está no dia-a-dia dos hospitais municipais, onde diversas vidas humanas são salvas e problemas de saúde deixam de incomodar os cidadãos.

A Rede de Urgência e Emergência da SMS abrange o Hospital Municipal da Zona Norte Dr. Nestor Piva, o Hospital Municipal da Zona Sul Des. Fernando Franco, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Urgência Clínica e Mental, que é mantida em parceria com o Hospital São José.

Somando os dois Hospitais, são atendidas 20 mil pessoas por mês, em uma demanda que cresce de forma gradativa. “Temos aumentado significativamente a atuação. No Zona Norte, por exemplo, estamos atendendo inclusive pessoas do interior. É a prova do reconhecimento. Lá são 500 atendimentos por dia”, diz o coordenador da Rede, Marcos Fontes, ressaltando que, embora todos sejam devidamente contemplados, as pessoas que chegam com enfermidades de maior gravidade têm prioridade.

Por meio do Hospital da Zona Sul, são disponibilizados à população os serviços de pediatria, clínica médica e cirurgia. Os mesmos se encontram no Hospital da Zona Norte, que ainda tem em seu quadro as áreas de ortopedia e odontologia. Tudo isso de forma qualitativa, tanto em relação ao quadro profissional – são 148 médicos e 179 enfermeiros e auxiliares de enfermagem – quanto aos equipamentos necessários. “Não falta nada. Temos até aparelhos de reserva nos hospitais, como respiradores e monitores cardíacos. Tem para o uso e eventualidades”, revela Marcos Fontes.

Assim como acontece com as outras Redes da SMS, a solicitação de medicamentos para a Urgência é semanal. O pedido é feito sempre às segundas-feiras e normalmente chega à terça. Caso seja necessário um acréscimo de medicamentos, já na quarta-feira é encaminhada uma nova solicitação. Dessa forma, não só os hospitais municipais bem como todas as frentes de ação da SMS estão rotineiramente bem servidas de remédios e adjacências.

Samu – 192 Aracaju

Outra atuação de grandes proporções da Rede de Urgência está no Samu – 192 Aracaju, serviço que no próximo mês de julho faz cinco anos com uma satisfatória atuação. Recentemente, dois novos veículos foram adquiridos e os 10 já existentes estão sendo reparados. “Estamos em um processo de reestruturação. As ambulâncias estão sendo recuperadas através de uma escala. Para as novas rodarem só falta acertar o seguro, mas essa semana isso deve ser resolvido”, coloca Marcos.

Antes de saírem às ruas, os profissionais do Samu classificam o ocorrido para o qual foram solicitados em categorias determinadas com cores. Assim, a gravidade da situação de saúde do usuário se enquadra em verde, amarelo ou vermelho. O objetivo do método é indicar a necessidade de um médico ir junto, na ambulância.

Ano-a-ano são quebrados recordes de pessoas ajudadas pelo Samu – 192 Aracaju. Atualmente, os veículos, que são totalmente adaptados para fazer os primeiros-socorros em diversos tipos de ocorrências, realizam 2.600 atendimentos por mês. O serviço pode ser procurado 24 horas, bastando qualquer pessoa ligar para o número 192.

Urgência Clínica e Mental

A Rede de Urgência também auxilia os cidadãos que precisam da atuação psiquiátrica. Cerca de 500 pessoas são atendidas por mês na Urgência Clínica e Mental, em um trabalho sobretudo de humanização.

Serviço Social

Os hospitais da Zona Norte e da Zona Sul, assim como o Samu – 192 Aracaju, ainda promovem um atendimento de serviço social. Por conseguinte, o cidadão que precisa fazer hemodiálise ou fisioterapia tem a sua disposição a possibilidade de agendamento prévio, para que a Rede de Urgência encaminhe um carro que irá levá-lo a um dos hospitais conveniados que possuem meios de suprir tais necessidades.

Veja mais…

PMA mantém estrutura de saúde capaz de atender bem à população[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.