Prefeito nomeia 52 guardas municipais aprovados em curso preparatório
A nomeação está inserida no contexto de reestruturação da Guarda Municipal, iniciada na gestão de Edvaldo Nogueira. Durante a solenidade, o prefeito deu boas-vindas aos guardiões aprovados e fez questão de lembrar as responsabilidades que, a partir de hoje, eles terão com a sociedade. “Quem paga o salário de vocês é o povo. Portanto, vocês devem assumir o compromisso de fazer o melhor que vocês podem para a sociedade”, destacou.
Ele também falou do papel dos guardas municipais, que, ao contrário do que muitos supõem, não é repressivo. Segundo ele, o trabalho dos guardiões, como o próprio nome sugere, é garantir, através de uma ação preventiva, a segurança do patrimônio público, “que pertence a todos aqueles que com sangue, suor e muito esforço ajudaram a construir a cidade”, ressaltou o prefeito.
Os nomeados vão atuar na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). “Eles serão treinados para atuar como agentes de trânsito nas ruas e avenidas da capital. Ainda hoje, às 15 horas, eles vão fazer uma visita à SMTT e participar de uma reunião”, revelou o superintendente do órgão, Antônio Samarone, que agradeceu a concessão feita pelo diretor-geral da GMA, coronel Magno Silvestre. “Ele foi sensível e entendeu que nós precisávamos desse reforço para viabilizar as ações que estamos desenvolvendo”, explicou o superintendente.
Segundo Edvaldo Nogueira, os guardiões serão importantes na realização de campanhas educativas, na garantia da segurança no trânsito e no combate aos clandestinos. “Quem infringe a lei tem que ser esclarecido e depois punido para que não haja caos na nossa cidade”, ressaltou, referindo-se especificamente à legislação de trânsito.
Fábio Salviano Lima Xavier, primeiro colocado no concurso, falou em nome dos demais novos guardas municipais. “Tenham certeza que faremos de tudo para melhor servir à sociedade, pois o nosso maior compromisso é com ela”, destacou.
Reestruturação
De acordo com o diretor geral da GMA, coronel Magno Silvestre, ainda este mês uma nova turma será convocada para participar do curso de formação. Os aprovados vão integrar a Guarda Municipal. “Com os que foram nomeados hoje nosso efetivo sobe para 320 guardiões e, com a nova turma, teremos mais cerca de 50 homens”, contabilizou.
Além do aumento do quadro de guardiões, outras ações estão sendo empreendidas pela Prefeitura de Aracaju para melhorar a Guarda Municipal, a exemplo da aquisição de fardamentos e equipamentos de segurança (coletes e armas), da compra de veículos novos e do conserto de motos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]