Conselheiros prometem articulação com PMA para conduzir políticas voltadas para os jovens
A cerimônia de nomeação ocorreu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, no Conjunto Costa e Silva, e contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da secretária de Educação do município, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e da promotora de justiça Conceição Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência do Ministério Público Estadual (NAIA).
Todos os nomeados foram unânimes em afirmar que pretendem exercer um mandato com responsabilidade e ética. “Tenho certeza que farei de tudo que estiver a meu alcance para proteger as crianças e adolescentes da minha comunidade”, afirmou José Alexandre Santiago Imão, conselheiro tutelar eleito para atuar no Primeiro Distrito de Aracaju. “Se todos nós fizermos nossa parte tenho a plena convicção que poderemos proporcionar dias melhores para a situação dos jovens da nossa comunidade”, completou.
Maurício Fonseca Pereira Junior, eleito para o Quinto Distrito, não escondeu a satisfação por ter sido escolhido entre os candidatos que disputaram as vagas de Conselho Tutelar. “Essa posse representa o começo de um sonho que trilhei para minha vida, que é de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes”, revelou. “Me sinto muito feliz por estar aqui hoje e tenho a certeza que irei exercer um mandato sincero e transparente”, complementa.
.
“Meu mandato será todo em defesa da preservação das leis e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, garantiu Silvânia de Oliveira Santos, também eleita para o Primeiro Distrito. Para Greicielle Cardoso dos Santos, eleita para o Quinto Distrito, o mandato será exercido de forma preventiva, para evitar que problemas graves possam acontecer. “Vou trabalhar no sentindo de antecipar os fatos, não deixando para agir apenas quando já se concretizou o ocorrido”, garantiu. De forma semelhante pretende atuar Jadiel Carlos da Silva, eleito para o Quinto Distrito. “Tenho muita expectativa para exercer um mandato em prol dos jovens para que possa ter o reconhecimento e não venha decepcionar as pessoas que votaram no meu nome”, disse.
“O benefício é para a sociedade. Termos conselheiros atuantes e dispostos, e isso é algo de grande importância para a construção da base da sociedade”, analisa Carlos Henrique Menezes Santos, também eleito para o Quinto Distrito. Para ele, o mandato será voltado para os problemas domésticos, garantindo a harmonia de toda a família. “A família é a base. Se não houver um bom convívio dentro de casa, o jovem não terá sustentação para enfrentar o mundo, já que a sociedade é o reflexo da família”, completou.
Eleitores que participaram do processo de escolha dos conselheiros tutelares no dia 15 de abril também prestigiaram a solenidade de nomeação. Durante a cerimônia, a dona-de-casa Solange Maria Souza não conteve as lágrimas. Ela foi uma entre os cerca de 15 mil eleitores que contribuíram com o processo democrático nos diversos locais de votação. “A emoção é grande de você saber que a pessoa que votou ganhou e que poderá cuidar das crianças”, comentou Solange após a solenidade. “É um sentimento que não tem explicação e me faltam as palavras para expor toda minha alegria”. O carinho foi retribuído pela conselheira que Solange ajudou a compor o Quinto Distrito: Graicielle Cardoso dos Santos. “Esta emoção retrata fielmente a confiança depositada no meu nome”, comentou.
A presidente do CMDCA, Mônica Ferreira, ressaltou a importância do Conselho Tutelar e de todos estarem em conjunto no processo para que possam desempenhar um mandato voltado à proteção dos direitos da criança e do adolescente. “Vocês irão desempenhar um papel de grande importância perante a sociedade. É preciso que estejam em sintonia, trabalhem em conjunto e façam cumprir a legislação”, ressaltou.
A promotora de justiça Conceição Figueiredo, coordenadora do NAIA, elogiou a atuação da secretária Rosária Rabelo, da Semasc, na condução das políticas públicas voltadas para o sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente. Para a promotora, as políticas de proteção implementadas pela Semasc vêm sendo desenvolvidas de forma satisfatória. “A atual gestão da Assistência Social e Cidadania vem lutando no fortalecimento e implementação dos serviços de assistência social em Aracaju, o que representa um grande avanço”, comentou durante discurso pronunciado na solenidade de nomeação. Ela afirmou, ainda, que os conselheiros tutelares devem estar preparados para grandes dificuldades. “A partir de agora todos vocês irão enfrentar grandes desafios, que vão exigir determinação e muita coragem, já que vocês fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente”, complementou a promotora.
Veja mais…
Prefeitura nomeia conselheiros tutelares do segundo e quinto distritos de Aracaju[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]