[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Apesar das chuvas, não há atraso no cronograma de execução das obras do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), que seguem em ritmo acelerado na etapa de fundação e mesoestrutura. Desde que os problemas decorrentes do remanejamento das redes de água e gás foram solucionados, os serviços passaram a ser realizados ininterruptamente. No momento, 125 operários estão trabalhando na concretagem dos blocos, que juntamente com as estacas e pilares vão sustentar toda a estrutura.

“Os trabalhos estão sendo intensificados para que no final de maio possamos fazer o escoramento para começar a parte de cima, com a colocação do tabuleiro central. O ritmo é acelerado, não estamos parando”, ressalta o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa.

Sobre o andamento da obra, o engenheiro da construtora responsável pela construção do viaduto, Diogo Martins, explica que a próxima fase consiste na superestrutura, isto é, na colocação da laje de apoio, por onde vão passar os carros. Nesta nova etapa, haverá acréscimo no número de operários e utilização de mais máquinas e equipamentos no canteiro de obras.

As peças de concreto que vão formar a laje serão moldadas no local. “Assim que terminarmos a execução dos blocos e dos pilares, vamos dar início à superestrutura. A construtora responsável já está providenciando fôrmas para fazer a concretagem”, esclarece o engenheiro da Emurb que acompanha e fiscaliza a obra, José Henrique Rodrigues.

Ele acrescenta ainda que o concreto é fornecido por empresas que atendem todas as especificações exigidas. “Antes de ser utilizado, o material é analisado. Recolhemos amostras e fazemos uma série de testes para verificar se realmente o concreto está de acordo com o que foi pedido no projeto”, destaca.

Trânsito

A expectativa do presidente da Emurb é que na próxima semana o trecho localizado na área da Igreja Universal seja liberado para o tráfego de veículos. “Estamos terminando os serviços naquela área e assim que concluirmos o trânsito vai voltar ao normal”, afirma.

Ainda de acordo com Valmor, o trecho do Teatro Tobias Barreto está pronto, assim como o do Supermercado Extra. Já o da Codise está em fase de terraplenagem. Cerca de 20% da obra já foi concluída e o restante deve ser finalizado até o fim do ano.

“Só haverá problemas se tivermos um período de chuvas fortes e contínuas, mas o ritmo atual é muito bom. Os turnos estão sendo alongados e, se houver necessidade, vamos trabalhar em três períodos de oito horas, totalizando 24 horas por dia. Por enquanto isso não está sendo necessário, porque o cronograma está dentro do previsto”, garante o engenheiro José Henrique Rodrigues.

Viaduto

O viaduto do DIA terá 347,5 metros de extensão e quatro pistas, sendo duas em cada sentido. Entre elas haverá uma ciclovia, com 3,05 metros de largura. Oito alças – quatro em nível e quatro suspensas – vão facilitar o acesso às avenidas Tancredo Neves e Adélia Franco, desafogando o trânsito na região.

Orçada inicialmente em cerca de R$ 15 milhões, a obra teve início no ano passado. A primeira estaca foi cravada no dia 21 de agosto, mas houve necessidade de interrupção dos trabalhos por conta da não liberação, por parte da administração anterior do Governo do Estado, do terreno da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise).

No dia 5 de janeiro, o governador recém-empossado, Marcelo Déda, cedeu a área para a construção do viaduto, tornando possível a continuidade dos serviços.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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