[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o intuito de atender a demanda de plantio de mudas em praças e logradouros da cidade, tem um setor exclusivo para o cultivo de plantas e árvores de diversas espécies: o Horto.

A produção mensal é de aproximadamente 25 mil mudas. De acordo com o coordenador do Horto da Emsurb, Ricardo Luiz Barbosa Freire, a produção varia conforme a estação. “Atualmente a produção é esta devido à estação que passou. Agora no outono a produção deve cair em torno de 15%. Mas, durante todo esse período de considerável umidade, o Horto se prepara para a primavera, época de alta produção”, explica.

No mês passado foram plantadas na cidade 1.600 plantas ornamentais, todas elas produzidas no Horto. A preparação de terra preta com esterco de gado, NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e carvão triturado, deixa as plantas em perfeito estado para serem acomodadas em logradouros da capital. “Esse processo de preparar a terra é metódico, mas necessário, já que temos duas maneiras de criar mudas: semente e estaquia, ou seja, tirar uma folha, ou caule, ou raiz da planta e assentar em outro local”, comenta Barbosa.

O replantio em praças e canteiros é constante, devido a fatores externos como o calor. “Por isso a necessidade de analisar o clima para saber a melhor espécie que se adaptará ao local”, esclarece o coordenador. Durante toda esta semana o replantio de plantas ornamentais acontece nas praças Assis Chateaubriant, Santa Rita de Cássia e Padre Melo e nas avenidas Acrízio Cruz e José Antônio Goes Costa.

Projetos

Com objetivo de expandir a área arborizada em Aracaju, a Prefeitura vem elaborando projetos para serem plantadas 20 mil árvores de porte médio em praças e canteiros da cidade, nos próximos dois anos. De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a intenção é propiciar para aos aracajuanos qualidade vida e conservação do Meio Ambiente

“O projeto de arborização que será implementado pela Prefeitura tem dois objetivos: o primeiro é melhorar a qualidade de vida da população de Aracaju, tornando a cidade mais bonita e agradável; o segundo é melhorar o meio ambiente, ajudando, a médio e longo prazo, a frear o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio”, destaca, ressaltando que a preocupação ambiental é uma questão de preservação da vida na Terra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.