[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), está desenvolvendo desde ano de 2001 a coleta seletiva do lixo na capital. A iniciativa fomenta a preservação do meio ambiente e a geração de renda. Mas para dar frutos, essa ação prioritariamente necessita da conscientização da sociedade.

A coleta seletiva em Aracaju teve início no conjunto Inácio Barbosa, local que atualmente conta com a maior arrecadação de lixo seletivo da capital. Atualmente, a coleta acontece em 24 localidades.

A assessora técnica da Emsurb, Célia Bastos, explica como é feita a coleta seletiva. “É o ato de separar o lixo seco do úmido, ou seja, papel, vidro, plástico e metal, é lixo seco, desta forma reciclável; papel higiênico, lenço de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, restos de alimentos, papéis molhados ou engordurados, cascas e bagaços de frutas e de ovos, não servem para serem reciclados, por serem lixo úmido”, explica.

O simples ato do cidadão separar o lixo orgânico do inorgânico para que a Emsurb e a Care possam coletar ajuda o meio ambiente e possibilita que diversos homens e mulheres alcancem degraus importantes para o seu sustento e arrecadação econômica.

A Emsurb dispõe de dois caminhões especiais e um da Care, para que seja feita a coleta seletiva nas 24 localidades da capital sergipana, coletando cerca de 50 toneladas de lixo por mês. Entre os locais estão bairros, conjuntos habitacionais, órgãos públicos e empresas privadas. Além dos caminhões, a coleta também é feita por agentes da Care e carrinheiros.

O cidadão pode ainda levar o lixo aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), que ficam espalhados pela cidade. Para outras informações, está disponível ao público o telefone: 0800-284-1300 e 3179-7001.

Care

A Care conta com 36 cooperados que trabalham em turnos de oito horas no bairro Santa Maria. Esses cooperados antes passavam o dia na lixeira e não tinham perspectivas de crescimento. Atualmente, a coleta seletiva proporciona uma renda mensal superior a um salário mínimo.

“É válido ressaltar que a Care tem capacidade estrutural para 100 cooperados, mas devido à baixa contribuição da sociedade na separação do lixo, apenas 36 fazem parte da cooperativa. Para que o número de pessoas trabalhando com coleta seletiva aumente é necessário que a população faça sua parte e separe os materiais recicláveis”, comenta Célia Bastos.

A população tem papel fundamental no aproveitamento do lixo. Para que o número de pessoas adeptas cresça, a Emsurb promove palestras em empresas privadas, órgãos públicos, associações de moradores e sindicatos, permitindo assim que as pessoas possam aderir à prática da coleta seletiva.

Itinerário da Coleta Seletiva

– Conjunto Bela Vista e bairro Cirurgia, segundas-feiras, às 7 horas;
– Conjunto Beira Mar I e II, segundas-feiras, às 10 horas;
– Conjunto Médice e Jardim Baiano, segundas-feiras, às 13 horas;
– Bairro Getúlio Vargas, segundas-feiras, às 14 horas;
– Hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria, segundas-feiras, às 15 horas;
– Órgãos públicos, terças-feiras, às 7 horas;
– Bairro 13 de Julho, terças-feiras, às 14 horas;
– Conjunto Inácio Barbosa e bairro São José, quartas-feiras, às 7 horas;
– Bairro Jardim Esperança, quartas-feiras, às 10 horas;
– Loteamento Parque dos Coqueiros/Beira Rio e residenciais dos bairros Aeroporto e Aruana – PAR, quartas-feiras às 14 horas;
– Secretaria do Estado da Fazenda, quintas-feiras, às 8 horas;
– Casas de materiais de construção, quintas-feiras, às 14 horas;
– Conjunto J. K./Sol Nascente e Santa Lúcia, quintas-feiras, às 7 horas;
– Bairro Jardins, quintas-feiras, às 7 horas;
– Bairro Grageru, quintas-feiras, às 14 horas;
– Hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria, quintas-feiras, às 15 horas;
– Bairro Siqueira Campos, sábados, às 8 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.