Prefeitura realiza mais uma operação de limpeza de canais com o Sistema de Barragem Móvel
De acordo com o coordenador geral do serviço, José Nazareno, para limpar todo o canal será preciso 10 descargas. “Este canal é extenso, essas descargas são necessárias para arrastar e diluir toda a lama do fundo do canal, renovando a água que provoca o mau cheiro”, explica.
Essa técnica veio para intensificar o serviço de limpeza de canais na cidade, já que anualmente 36 km de canais são assistidos pela Emsurb. “Vamos dinamizar o serviço, essa é a idéia do prefeito Edvaldo Nogueira. Esse mesmo serviço foi feito na Avenida Pedro Valadares e as melhorias no Meio Ambiente já são visíveis. Queremos atender com mais eficácia a população aracajuana”, comenta o presidente da Emsurb, Moacir Santana.
O tratamento acontecerá também nos canais das avenidas Anísio Azevedo, Airton Teles, Gonçalo Rollemberg, Gentil Tavares, Hermes Fontes e o canal do Colégio Dinâmico.
Sistema de Barragem Móvel
A técnica, trazida de Recife pela empresa contratada para executar o serviço, barra a passagem das águas de um lado do canal por aproximadamente seis horas – todo o procedimento dependente do fluxo de água que vem da maré.
A barragem retém uma parte das águas do canal quando a maré seca, a lona acondiciona parte da água para que a onda provocada pela descarga tenha velocidade suficiente para arrastar toda a sujeira do canal. Os lixos ficarão submersos no fim do canal por uma tela e depois serão recolhidos por uma máquina.
A renovação das águas propiciada pela nova técnica de Sistema de Barragem Móvel ajudará na conservação do maior ecossistema que caracteriza a capital sergipana: o manguezal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]