´Água, aquecimento global e Meio Ambiente´ é tema de discussão no Cemarh
Ele falou sobre os resultados de uma pesquisa envolvendo a água, o aquecimento global e o Meio Ambiente. Para Antenor, a água doce, denominada de recurso hídrico, representa menos de 1% de todo o manancial existente no mundo. “No Brasil, a Amazônia possui 80% de água para 5% da população e no restante dos estados são 20% para 95% do povo”, informou o professor.
O pesquisador falou ainda que o efeito estufa está fazendo com que o planeta esteja mudando rapidamente, ao ponto de em poucos anos os habitantes da terra estarem deparados com uma situação muito grave no que diz respeito às questões ligadas ao clima e ao meio ambiente. Antenor Oliveira acrescentou ainda que em 1928 a população mundial era composta por dois bilhões de pessoas, que juntas eram responsáveis pela emissão de aproximadamente um bilhão de tonelada de gás carbônico.
“Este ano podemos notificar uma aceleração neste processo. O envio de gás carbônico para atmosfera já chega a quase sete bilhões e meio de toneladas, produzidos por uma população de seis bilhões e meio de habitantes”, comentou Antenor. Para reforçar o que fora apresentado pelo palestrante, o grupo teatral ´Tal´, composto por quatro atores que atuam vestidos de palhaços e que por conta deste mês especial, vêm transmitindo mensagens críticas com relação aos descuidos da população os recursos hídricos.
Também questionam a quem assiste sua apresentação sobre a importância de uma reforma ecológica na obtenção da qualidade de vida. “A educação ambiental começa em casa, mas nós professores temos um papel fundamental neste processo”, alertou a diretora de Ensino da Semed, a professora Rosângela Cruz. Além do grupo teatral ´Tal´, este dia de palestra contou com a presença de aproximadamente 30 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, que apresentaram o espetáculo intitulado ´Lata D´Água´, uma das ações do grupo Artes Cênicas.
“Em casa sugiro aos meus pais que utilize a água para apenas o necessário”, disse o aluno e participante do grupo de teatro, Elias Nunes da Silva, 13 anos, estudante da 7ª ‘B’ da Emef Presidente Vargas. “Manter o ambiente escolar sempre limpo também é um ato de preservação”, frisou o também aluno da Presidente Vargas, Bruno Victor Silva, 11 anos e frequentando a 5ª série ´B´.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]