Prefeito entrega troféu Núbia Marques a mulheres de destaque em Sergipe
A festa aconteceu no Buffet Alex Max e contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e de diversas personalidades do Estado, a exemplo da secretária de Estado da Ação Social Ana Lúcia Machado, do ex-prefeito e deputado federal Jackson Barreto, e da presidente na União Brasileira de Mulheres/SE (UBM/SE) Ivânia Pereira, além do médico veterinário José Lima de Azevedo, filho da saudosa poetiza e assistente social sergipana Núbia Marques.
De acordo com a secretária de Ação Social e Cidadania, Rosária Rabelo, a escolha dos nomes foi feita por uma comissão, composta por servidoras do gabinete do prefeito, do Conselho da Mulher e da Semasc. “Esta é a terceira edição do Troféu Núbia Marques e acredito que este ano tivemos uma escolha bastante representativa, diversificada, com mulheres que têm desenvolvido trabalhos com talento e competência nas mais diversas áreas profissionais”, disse a secretária.
Lembrando da luta histórica das mulheres e citando grandes nomes da história sergipana, o prefeito Edvaldo Nogueira falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho e do papel da mulheres na sociedade. “Estou emocionado e muito feliz de poder, como prefeito de Aracaju, participar desta solenidade singela, mas muito significativa. Há três anos a Prefeitura Municipal de Aracaju entrega este prêmio às mulheres que se destacam em diversos setores. É um agradecimento e uma afirmação das capacidades das mulheres”, comentou.
Depois da entrega dos troféus, o Grupo de Teatro Alternativo (TAL) apresentou um número humorístico dedicado às mulheres. Em seguida, Valtinho do Acordeon e banda animaram os convidados com clássicos da música regional e da MPB.
As homenageadas
No campo das artes, as homenageadas foram a bailarina e coreógrafa Cleanes Silva, a cantora Clemilda e a intérprete, compositora, dançarina e atriz Patrícia Polayne, que ao receber o troféu recitou um poema sobre a feminilidade de autoria de Maria Cristina Gama e emocionou os presentes. Na esfera da comunicação, os destaques foram a radialista, presidente da Fundação Aperipê e primeira-dama de Aracaju Indira Amaral, a jornalista Carla Suzane e a colunista social Sacuntala Guimarães.
A empresária Maria Celi Teixeira Barreto, a assistente social Noêmia Lima Silva, a lider comunitária Elisabete Ribeiro e a fundadora do Instituto Recriando (antiga ONG Missão Criança) e primeira-dama de Sergipe Eliane Aquino foram as agraciadas na área social. Também foram homenageadas a enfermeira Karla Sueli Trindade, a promotora de Justiça Mirian Tereza Cardoso Machado, a desembargadora Marilza Maynard e a advogada Mariana Diniz França Santos.
A deputada estadual Tânia Soares foi a última a receber o troféu. Em seu discurso de agradecimento, ela lembrou que, apesar das vitórias da mulheres nas últimas décadas, ainda há muito o que fazer em defesa das mulheres. “Neste 8 de março, temos que resgatar a reflexão, a luta e chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à mulher. Ainda precisamos de espaço para que, junto com os homens a gente possa transformar esse mundo em que a gente vive em um mundo muito melhor”, destacou.
Núbia Marques
Núbia Marques foi assistente social, professora universitária e poetiza, sendo a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Sergipana de Letras (ASL). Além de ter se destacado no campo artístico e intelectual, ela foi uma importante personagem no cenário político do Estado, tendo atuado no movimento feminista em Sergipe e lutado contra a ditadura militar.
“Ninguém melhor do que Núbia Marques para dar nome a este prêmio que nós procuramos, em cada 8 de março, entregar às mulheres como forma de reconhecimento da Prefeitura de Aracaju pelo trabalho desempenhado por elas. São mulheres como ela e como nossas homenageadas que iluminam a humanidade”, disse o prefeito Edvaldo Nogueira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]