[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal Transportes e Trânsito (SMTT), vem realizando alguns testes, na sede da SMTT, para avaliar uma nova sinalização semafórica. Se aprovada para implantação em Aracaju, a sinalização irá facilitar o trânsito e diminuir gastos com energia elétrica.

De acordo com o superintendente Antônio Samarone, a nova sinalização tem como principal objetivo evitar acidentes. “Com esse novo sistema não vai mais acontecer o que chamamos de ´semáforo fantasma´, onde as pessoas são prejudicadas por causa do reflexo do sol, confundindo então a cor que está acesa”, afirma o superintendente.

“Ao invés de lâmpadas incandescentes, os semáforos passam a ser fabricados com Ligth Emission by Diod (LED), ou seja, emissão de luz por Diodo, através de micro-lâmpadas eletrônicas de alta intensidade e alta durabilidade, que podem ser vistos com facilidade mesmo durante o dia”, explica.

Ele informa ainda que os semáforos feitos com micro-lâmpadas eletrônicas reduzem em média 30%, nos 111 cruzamentos semafóricos instalados na cidade, o valor atual que a SMTT paga à empresa fornecedora de energia elétrica. Lembrando ainda que cada um desses cruzamentos possui um contador com medidor de energia.

Semáforo inteligente

Desde o ano passado, no final do mês de agosto, quem passa pelas avenidas Beira Mar com a Murilo Dantas (acesso à Unit), percebe uma melhora na circulação de veículos, com menor tempo de permanência no semáforo. A nova sinalização semafórica monitora, em tempo real, o trânsito de veículos na via. O semáforo inteligente filma os veículos e faz a contagem dos carros para reduzir ou adiantar o tempo da mudança de sinal. A meta da Prefeitura é estender essa experiência para outros locais da cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.