[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) realizou no mês de janeiro 2.547 atendimentos em Aracaju. Desse total, cerca de 78% das remoções foi encaminhado às unidades de urgência geridas pela Prefeitura de Aracaju. O Hospital Municipal da Zona Norte Dr Nestor Piva aparece mais uma vez como o maior acolhedor dos casos desta natureza, fechando o mês acolhendo pouco mais de mil remoções, quase 50% de toda demanda do Samu.

Com o funcionamento já normalizado dos hospitais municipais, o Samu também vem diminuindo o número de pacientes encaminhados ao Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Nesse mês de janeiro, o serviço foi responsável por apenas 2,49% de toda demanda do hospital. Ou seja, a cada 100 pacientes que deram entrada no HGJAF no mês de janeiro, menos de três foram encaminhados pelo Samu. De acordo com o coordenador da Rede Municipal de Urgência e Emergência, Leandro Dominguez, Juntos, os hospitais municipais já realizam uma média de 20 mil atendimentos de urgência e emergência por mês.

Atualmente o serviço só tem encaminhado ao HGJAF os casos em que o hospital é referência no atendimento, como casos de politraumatismo, por exemplo. No mês de janeiro, o Samu registrou 35,4% das chamadas só para casos dessa natureza. Outra importante diretriz do serviço concerne ao suporte médico disponibilizado pelo Samu para os eventos de grande porte que acontecem no município. Equipados com uma estrutura de um mini-hospital, contando inclusive com UTI, equipes médicas e ambulâncias posicionadas estrategicamente, as equipes do Samu garantem o suporte avançado pré-hospitalar, com um esquema montado que possibilita a resolução de aproximadamente 75% de toda demanda. “No Pré-Caju, apenas 25% de todos os casos atendidos precisaram ser removidos para algum hospital do município”, destaca Dominguez, lembrando que no Pré-Caju o serviço realizou 210 atendimentos.

Serviço Social

Além do atendimento imediato às ocorrências de urgência e emergência, o Samu 192-Aracaju disponibiliza o atendimento do serviço social para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse serviço compreende o deslocamento de usuários para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes. Só em janeiro, foram realizadas 1.783 remoções para tratamentos e realização de exames e procedimentos médicos previamente agendados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.