Saúde Municipal faz balanço positivo da participação no Projeto Verão
Segundo o gerente de alimentos da Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa), Geraldo Santana, as apreensões e irregularidades quanto às normas sanitárias foram insignificantes. “Esse ano foi um sucesso devido à compreensão dos ambulantes e a organização do evento. Acreditamos que esses ambulantes estão cada vez mais conscientes de que a manipulação e o acondicionamento dos alimentos e do gelo devem acontecer dentro das normas”, ressalta Geraldo. Ele lembra ainda que essa consciência se dá por conta das capacitações realizadas pela saúde municipal em grandes eventos, tais como Pré-Caju e Forró-Caju.
Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192 Aracaju) registrou 50 atendimentos durante as três noites de festa. Desses, 31 foram atendimentos clínicos e 19 atendimentos de trauma. Dentre os chamados clínicos predominou o alcoolismo, cefaléias, hipertensão arterial, dentre outras. Quanto ao atendimento de traumas, predominou escoriações leves.
O Samu contou com 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores trabalhando por noite. Um mini-hospital composto de 10 leitos, sendo um de UTI, garantiu atendimento para os casos de urgência e emergência. Além disso, a base fixa do Samu – 192 Aracaju esteve com um canal prioritário aberto aos demais bairros onde aconteceram às competições. Para os casos mais graves o Samu contou com o apoio técnico do Hospital Municipal da Zona Sul Des Fernando Franco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]