[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, atua no controle de animais peçonhentos, especificamente de escorpiões, também de roedores nas áreas públicas, no controle da raiva, calazar, dengue, esquitossomose e realiza ainda campanhas de vacinação preventivas. O Centro está a disposição da população aracajuana disponibilizando os serviços de visitas dos agentes municipais para atender as solicitações domiciliares.

Os cidadãos podem entrar em contato com pelos telefones 0800-284-1343 ou 3179-3528 / 3564 / 3565. Durante todo o verão um dos serviços mais solicitados em Aracaju ao Centro de Zoonoses é o controle da presença de escorpiões na cidade, animal peçonhento bastante temido pela população. A veterinária e coordenadora de Zonooses, Gina Blinnof, alerta para os cuidados quando o individuo se depara com um animal desses.

“O escorpião que nós temos aqui é a espécie do Tityus Stigmurus, apesar da toxidade dele ser muito baixa as pessoas devem tomar o máximo de cuidados para não se envolver num acidente quando se deparar com o araquinídeo. Caso haja o contato humano com o animal as reações podem variar muito de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns são dores e inchaço no local da picada”, informa a coordenadora.

Blinnof ressalta ainda que as reclamações vem de todos os bairros da cidade. “Não existe um veneno que mate o escorpião, por isso temos que prevenir o acidente e quando tem uma reclamação, nós vamos até o domicílio do cidadão e fazemos todas as recomendações necessárias para aquela casa especificamente. Orientamos in loco para sabermos onde apareceu ou de onde surgiu o escorpião e recomendamos a retirada de entulhos, a vedação de ralos e obstrução de frestas para a passagem do escorpião”, declara.

No último mês de dezembro o Centro de Controle de Zoonoses atendeu 47 solicitações para casos de escorpião. No mês de Janeiro, até hoje, terça-feira, foram atendidos 54 solicitações. A grande quantidade de números de escorpiões é normal nesse período quente e com a chegada das chuvas as solicitações diminuem. O Centro de Zoonoses conta atualmente com 36 profissionais que atendem diariamente as notificações e realizam todo um trabalho de conscientização com a população através das orientações necessárias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.