Semasc proporciona ampliação de conhecimentos de crianças e adolescentes em programas
Ontem, cerca de 160 adolescentes do Projeto Criança e Cidadã e mais 50 crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), atendidos no Centro de Referência Social Jardim Esperança, viveram um dia diferente com um passeio ao Parque da Sementeira, onde eles puderam passar grande parte do dia se divertindo e relaxando no ambiente verde e agradável que o Parque oferece. Além de atividades lúdicas, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a vegetação e ali tiveram acesso a uma verdadeira aula de biologia, conhecendo o potencial das plantas medicinais.
Os adolescentes do Projeto Criança Cidadã aproveitaram bem o momento. Logo na chegada, os adolescentes aproveitaram para fazer a primeira refeição do dia de forma diferente com um delicioso e farto café da manhã coletivo, que deu energia a garotada durante todo o passeio. Práticas esportivas, que incluem partidas de futebol, vôlei e queimado, foram as atividades preferidas entre os adolescentes.
O passeio encantou os adolescentes. Michel Gomes Menezes, 14, adora quando participa desses passeios diferentes. “É muito bom. A gente se diverte e acaba conhecendo coisas diferentes como as plantas medicinais, que muitas eu não conhecia e nem sabia para que servia. Além disso, eu brinco com meus amigos”, complementa o adolescente com um sorriso. “O Criança Cidadã ensina muitas coisas boas para gente. Eu antes ficava em casa sem fazer nada, mas agora vou ao Projeto onde aprendo sobre tudo um pouco”, opina.
Para Larissa Raniele Gomes da Costa, 14, esse passeio será inesquecível. “É a primeira vez que venho aqui. O Projeto já trouxe várias vezes para esse Parque, mas nunca eu podia. Dessa vez eu vim e estou adorando. O Projeto traz muitas vantagens para a gente que precisa. Eu antes de entrar nele, eu andava pedindo ajuda nos sinais, mas desde que entrei minha vida mudou, pois não preciso mais disso já que agora estou no Projeto onde me ocupo nas Oficinas e ainda passeio e conheço vários lugares”, comenta, sem esconder o entusiasmo.
A garotada do Peti que também foi ao Parque também demonstrou alegria com o passeio. “É muito bom porque muitas crianças que estão aqui não têm essa oportunidade de brincar e nem de conhecer esse espaço. Eu adoro quando a gente vem porque a gente se diverte demais e os professores fazem de tudo para gente ficar feliz. Eles planejam todas as brincadeiras e isso é bom”, comenta a adolescente Karina Araújo Pereira, 13, que também revela mudanças na sua vida após ingressar no Peti. “Minha vida mudou muito depois do projeto. Eu não tinha oportunidade de fazer dança, pintar, reforço escolar e hoje eu tenho tudo isso. Além disso, eu parei de pegar carrego na feira depois que entrei no Programa”, revela, animada.
Para a educadora social Adriana Santos Cruz, esses passeios elevam a auto-estima da garotada. “É sempre bom proporcionar um dia diferente a essas crianças porque muitas não têm a oportunidade de conhecer esse Parque e como é mês de férias não há nada melhor para melhorar a integração social dessa forma recreativa”, observa a educadora social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]