[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) com os Conselhos Municipais foi bastante produtiva durante o exercício de 2006. Com atividades concentradas no Espaço Estação Cidadania, os sete Conselhos funcionaram de forma independente e em parceria com a Semasc, que tem proporcionado todo apoio logístico para que os Conselhos tenham participação efetiva na política de assistência social

Na Estação Cidadania funcionam o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Conselho Municipal da Terceira Idade, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Conselho Municipal de Segurança Alimentar, atuando com independência e recebendo apoio integral da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

A rotina da Estação Cidadania é marcada por reuniões ordinárias e extraordinárias, nas quais os conselheiros discutem e deliberam todas as questões pertinentes às políticas públicas, formatando reivindicações, recebendo denúncias e fazendo o cadastramento de instituições parceiras na execução desta política de atendimento à população. No ano passado, a Estação Cidadania passou por um processo de reforma de suas instalações para melhoria do seu funcionamento.

Com apoio integral e irrestrito da Secretaria Municipal de Assistência Social todos os Conselhos foram informatizados, o que facilitou o desenvolvimento das tarefas diárias. “A estrutura material dada pela Semasc possibilitou ao Conselho realizar fóruns e possibilitou que o Conselho Municipal da Mulher começasse a enxergar que as políticas públicas para as mulheres são transversais e tem que estar em todas as Secretarias Municipais”, observa a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ivânia Pereira.

“A atuação do Conselho foi muito boa nesse ano de 2006”, considera o presidente do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência, Dilton Jorge. “Foram vários avanços e conquistas e todas essas realizações teve o apoio da Semasc, que ajudou nas realizações de fóruns e movimentos que ajudaram a conscientizar a sociedade sobre as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência e também na prevenção para que a população também não venha a ser um portador de deficiência”, ressaltou Dilton.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Glícia Salmeron, a parceria consolidada com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania proporcionou o fortalecimento do CMDCA. “A gente conseguiu dar uma avançada no sentido de colocar em prática o que a gente pretendia com o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e o CMDCA teve um crescimento, fortalecendo suas ações graças à parceria com a Semasc, que dá uma estrutura para que ele funcione”, ressaltou.

No Conselho Municipal de Assistência, a presidente Lizandra Vieira também destaca os avanços conquistados. “A parceria da Semasc com o Conselho é muito importante porque a Semasc é o órgão responsável pela implantação e execução da política de assistência em Aracaju e o Conselho de Assistência Social é responsável por exercer o controle social dessa política, ou seja, essa parceria é muito importante porque há uma troca de complementariedade, que beneficia a execução de serviços para a população e as instituições que ajudam a compor a rede”, ressalta Lizandra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.