[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal (Covisa), promoveu na manhã de hoje, segunda-feira, um curso sobre as boas práticas de uma alimentação segura para capacitar os 43 ambulantes cadastrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que atuarão durante o Pré-Caju 2007.

O curso foi realizado no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Professor Fernando Lins, situado à rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos. A capacitação foi coordenada pelos gerentes de Meio ambiente e Alimentos da Covisa. “Nós dividimos o curso em duas aulas. Na primeira, eu fiz um breve apanhado sobre a política do Sistema Único de Saúde. Expliquei também sobre a importância da atuação da Vigilância Sanitária em eventos como este e como ela vem atuando cotidianamente em nossa cidade. Muita gente ainda não sabe o quanto é importante o papel da vigilância sanitária para saúde da população”, enfatiza a gerente de Meio Ambiente da Covisa, Lígia Vieira.

A segunda aula foi ministrada pelo gerente de Alimentos da Covisa, Geraldo Santana. Ele ficou responsável pela parte prática do curso. Em sua fala, Geraldo tratou das boas práticas para higiene, manipulação e acondicionamento dos alimentos. “Moramos numa cidade que é quente durante esta época do ano, daí que precisamos ficar atentos com a questão da temperatura e do acondicionamento dos alimentos”, explica Geraldo José Santana. De acordo com ele, durante o Pré-Caju 2007 só será permitido utilizar condimentos como maionese, mostarda e ketchup do tipo sache. “Essa é uma forma de evitarmos o acondicionamento e a manipulação inadequados”.

Prevenção

Para garantir uma maior tranqüilidade à saúde dos foliões, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema de fiscalização especial para atuar no Pré-Caju 2007. Durante os quatro dias de festa, cerca de 12 fiscais da Covisa estarão percorrendo os bares e barracas com o objetivo de verificar o cumprimento das normas referentes à comercialização e manipulação dos alimentos e bebidas. “Os pontos de venda fixos terão um adesivo constando que o estabelecimento foi devidamente fiscalizado pela vigilância municipal. No adesivo constará o número do nosso telefone para quem quiser fazer alguma denúncia. Somente receberão o adesivo os estabelecimentos que estiverem de acordo com as normas de boas práticas”, salienta o gerente de alimentos da Covisa, Geraldo José Santana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.