[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Fiscais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) percorrem diariamente os principais pontos de táxis da cidade observando e orientando a atuação dos taxistas e verificando as condições dos 2.080 veículos que circulam na cidade. Esse trabalho, mantido pela Prefeitura de Aracaju, garante a prestação de um serviço de qualidade para o usuário.

Os pontos com maior circulação de pessoas contam com equipes fixas, tais como nos dois shoppings da cidade, a área da rodoviária, no corredor de lotação da Avenida Carlos Firpo e no Aeroporto. Além disso, uma equipe móvel realiza rondas abrangendo todas as regiões. “Temos que coibir muitas situações irregulares, como cortes de fila, que geram conflitos entre os taxistas. Também organizamos o serviço nas festas e já estamos preparando a escala para o Pré-Caju”, informa o chefe de núcleo da fiscalização da Coordenação de Táxi (Cotaxi), José Vieira.

A equipe da SMTT também fiscaliza as condições do veículo, o procedimento do condutor que não pode estar de boné ou mal trajado, por exemplo, e disciplina a convivência entre as modalidades de radiotáxi, bandeira e lotação e verificar a aferição do Inmetro nos taxímetros dos veículos. Quem não cumpre as determinações do regulamento sofre rigorosas punições.

De acordo com a infração, o taxista pode ter o seu veículo apreendido e ainda ter que pagar multas, que variam entre R$ 40 e R$ 240. “Nós também realizamos o combate ao táxi clandestino, juntamente com a polícia. Entre as principais irregularidades que o taxista pode cometer estão a falta da carteira de motorista auxiliar e a falta do alvará, documentos que são emitidos pela SMTT e devem ser renovados todos os anos”, explica Vieira.

Atendimento ao usuário

Os fiscais também prestam um importante serviço de atenção aos usuários dos táxis, dando orientações, informações e também recebendo reclamações. A população também pode participar na melhoria do serviço de transporte público, através da Ouvidoria SMTT, que atende das 7 às 18 horas através dos seguintes contatos: (79) 3249-4646 / ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou na sede da Superintendência.

Esse recurso permite ao cidadão aracajuano informar ao órgão sobre o que está fisicamente defeituoso no serviço, tirar dúvidas, dar sugestões, fazer reclamações, solicitar serviços e ainda, caso seja desrespeitado, ter seu direito assegurado. O usuário pode participar ainda através do serviço ´Fala Cidadão´, enviando sua carta, e-mail ou depositando sua sugestão nas urnas espalhadas pela cidade. Para atender todas as ocorrências, a Ouvidoria recebe e registra cada caso e o encaminha para o setor responsável.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.