[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Coordenação de Vigilância Sanitária do Município (Covisa) já preparou todo o esquema de fiscalização para atuar no Pré-Caju 2007. Durante os quatro dias de folia, os fiscais da Covisa estarão percorrendo os bares e barracas com o objetivo de verificar o cumprimento das normas referentes à comercialização e manipulação dos alimentos e bebidas. Para garantir uma festa mais saudável, a Covisa vai realizar um curso de capacitação sobre boas práticas, no próximo dia 15, para os 43 ambulantes que atuarão no Pré-Caju 2007.

O trabalho terá início antes mesmo da festa começar. Entendendo que as ações educativas facilitam a atuação da vigilância, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) capacitará todos os ambulantes e donos de bares que irão trabalhar no local do Pré-Caju. O treinamento já tem data marcada. Será no dia 15, no Auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Prof. Fernando Lins de Carvalho, e contará com uma carga horária de quatro horas. Espera-se a participação de todos os comerciantes cadastrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que este ano somam 43.

“No curso estaremos passando noções básicas de boas práticas para higiene e manipulação de comidas e bebidas”, explica a coordenadora de Meio-ambiente da Covisa, Lígia Vieira. De acordo com ela, a Covisa vem registrando um número cada vez menor de apreensões de alimentos e de ações punitivas em festas grandes, devido às iniciativas do órgão de capacitar os comerciantes que participam dos eventos.

De acordo com o gerente de alimentos da Covisa, Geraldo José Santana, cerca de 12 profissionais do órgão estarão visitando bares e percorrendo os pontos ambulantes para garantir o cumprimento das normas de boas práticas durante a festa. “Os pontos de venda fixos terão um adesivo constando que o estabelecimento foi devidamente fiscalizado pela vigilância municipal. No adesivo constará o número do nosso telefone para quem quiser fazer alguma denúncia. Somente receberão o adesivo os estabelecimentos que estiverem de acordo com as normas de boas práticas”, salienta o gerente de alimentos da Covisa, Geraldo José Santana.

Para este ano, a Vigilância Municipal está preparando uma novidade. De acordo com Lígia Vieira, Covisa, Defesa Civil e Adema estarão preparando uma avaliação de impacto ambiental do evento durante todos os dias da festa, principalmente no que se refere aos resíduos. Ela lembra que, além da avaliação do impacto ambiental, outras propostas para atuação da Vigilância Sanitária em eventos de grande porte também estão sendo estudadas. Ainda esta semana a Covisa estará novamente reunida com a organização do evento para discutir sobre o posicionamento dos banheiros químicos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.