Semasc realiza ações para combater violência praticada contra crianças e adolescentes
O curso faz parte das ações realizadas pelo Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto- Juvenil, o Sentinela, na versão federal, que foi dividido em sete módulos e tem como objetivo discutir temas atuais e de grande relevância na realidade de vida de crianças e adolescentes que vivem em situações de risco e vulnerabilidade social. Desta vez, o tema de discussão, escolhido pelas próprias crianças e adolescentes alvo do curso, será “Drogas: Risco e Reflexos para a Vida Futura”, que será ministrado por Givaldo Nascimento dos Santos, um agente da Polícia Judiciária de Primeira Classe do Centro de Operação de Policiais Especiais (COP).
Todo o curso vem sendo organizado pela equipe do Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto- Juvenil, articulado pelo coordenador do Programa, Ricardo Souza, pela psicóloga Laruse Andrade e as estagiárias Emanuelle Moreira, estudante do curso de Serviço Social, e Larissa Figueiredo, estudante do curso de Psicologia. Os principais temas que vêm sendo discutidos com as crianças e adolescentes estão relacionados à adolescência e à família, sexualidade, saúde, gravidez, drogas, DST’s, entre outros.
Para Ricardo Souza, a proposta desse curso é mostrar a realidade a essas crianças e adolescentes. “É realmente discutir temas atuais, até porque nossa proposta é o protagonismo juvenil e esses temas, que vêm sendo debatidos, foram escolhidos por eles”, comenta. “Todos os temas dão à chance deles formarem consciência crítica de suas ações”, esclarece Ricardo, ressaltando também a importância do tema sobre drogas ser discutido por um policial. “Nada melhor que um profissional da área, que trabalha com essa realidade diariamente para esclarecer sobre esse perigo”, observa. “Tenho certeza de que, com a experiência profissional, ele vai passar mais informações e segurança no assunto para os adolescentes”, disse.
O curso será realizado na próxima sexta-feira, durante todo o dia, no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo. Participarão do curso as crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no Projeto Criança Cidadã e no Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]