[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda participou na manhã de ontem, dia 13, como palestrante do I Seminário “Transparência, Controle e Fiscalização na Lei de Responsabilidade Fiscal”. O evento, que ocorreu na cidade de Propriá, foi coordenado pelo conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Carlos Pinna, e pelo prefeito da cidade, Renato Brandão.
O seminário contou com a participação do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Flávio Régis, da deputada federal Tânia Soares (PC do B); do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Bosco Costa (PPB); do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góes (PSDB); do vereador de Aracaju, Mendonça Prado (PFL), técnicos da área, diversos prefeitos e secretários municipais da região do Baixo São Francisco.
Marcelo Déda esteve acompanhado do chefe de Gabinete, Pedro Lopes, da secretária de Controle Interno, Mônica Maciel, e do comandante da Guarda Municipal, capitão PM Henrique Rocha.
Junto com Marcelo Déda também foram palestrantes o prefeito de Própria e presidente da Associação dos Municípios do Baixo São Francisco, Renato Brandão; o secretário-chefe da Controladoria do Estado de Sergipe, José Augusto Rezende; e o auditor fiscal e conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Pernambuco, Marcos Nóbrega, autor de diversas publicações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo o corregedor do TCE, Carlos Pinna, o principal objetivo da iniciativa foi promover um sentimento de realidade, aproximando todo o critério técnico da efetiva aplicação nos locais de origem.
“Nossa proposta era de que saíssemos dos gabinetes refrigerados para por o pé no chão onde é necessário transmitir conhecimento. Então trouxemos, sem nenhum exagero, os melhores técnicos do Brasil para falar com os prefeitos da região mais pobre de Sergipe”, declarou.
Renato Brandão destacou a importância do evento para a cidade de Própria, que é considerada a capital do Baixo São Francisco. “Temos um imenso orgulho de receber os principais interlocutores da Lei de Responsabilidade Fiscal, tanto em nível do Tribunal de Contas, quanto em nível de teoria, a exemplo do conselheiro Flávio Régis, uma autoridade que profere conferências em todo o mundo e hoje está aqui debatendo com os prefeitos destes municípios empobrecidos que é onde reside o maior problema para a aplicação da lei”, disse.
Em seu pronunciamento, o prefeito Marcelo Déda versou sobre diversos aspectos da LRF que estão diretamente ligados ao cotidiano dos administradores públicos, a exemplo da necessidade de introdução do planejamento, treinamento e da capacitação dos servidores.
“Este é um evento extremamente importante, já que permite a todos nós administradores públicos a busca por uma maior capacitação. Um evento que demonstra a preocupação do Tribunal de Contas que, em tempos passados, preocupava-se apenas em punir irregularidades, e hoje, adotando uma visão moderna, preocupa-se em disseminar conhecimento, instruindo os administradores públicos e, conseqüentemente, contribuindo para que o erário seja melhor gerido e proporcione melhorias na qualidade de vida da população”, declarou Marcelo Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.