[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de ontem, dia 06, mais de 70 micro-empreendedores viram o sonho de ampliar seu negócio realizado. A Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, em parceria com o Banco do Nordeste, promoveu a assinatura de 74 contratos para financiamento de negócios da economia informal.
No total, já são 132 pessoas beneficiadas, somando um investimento de R$ 342 mil. Esta iniciativa faz parte do Programa Crédito para Todos, que funciona como uma espécie de banco para micro empresários que pretendem ampliar ou abrir uma empresa, mas não possuem recursos próprios.
Além do prefeito Marcelo Déda, estavam presentes à solenidade a presidente da Fundat, Conceição Vieira, o superintendente do BN, Jair Araújo, o gerente geral da instituição em Aracaju, Brás Rodrigues, os secretários de Ação Social do Estado e do Município, Roberto Góes e Conceição Vasconcelos, respectivamente, além dos vereadores do PT Magal da Pastoral, líder do prefeito na Câmara Municipal, e Antônio Samarone.
A assinatura simbólica, representando todos os empreendedores, foi feita pela universitária Cristiane Rollemberg, que trabalha com buffet de doces e salgados. “Agradeço a oportunidade que o Banco do Nordeste e a prefeitura estão oferecendo para ampliar o meu empreendimento”, disse, demonstrando satisfação.
Segundo a presidente da Fundat, Conceição Vasconcelos, o programa é o primeiro passo para realizar o sonho maior da administração “Aracaju para Todos”: a instalação do Banco do Povo, dessa vez em parceria com o BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.
“Este trabalho possui também o objetivo de capacitar estas pessoas e resgatar a sua cidadania. A prefeitura vai acompanhar a evolução de cada micro empresa, para que estas assinaturas não sejam apenas um ritual de passagem, mas algo que promova a busca de trabalho e a auto-gestão”, garantiu a presidente.
A parceria do BN com a Prefeitura de Aracaju foi bastante elogiada pelo prefeito Marcelo Déda. “Esta parceria é uma alegria, pois se consolida como um relacionamento técnico, marcado pelo respeito e pela competência, em defesa do povo de Aracaju”, destacou o prefeito.
Em seu discurso, Déda demonstrou a felicidade de estar concretizando mais uma etapa do Programa “Crédito para Todos”. “Administrar não é fácil. Primeiro porque se deve ter coragem para dizer não, ou para ser incompreendido por alguns pelo fato de tomar decisões que venham proteger o coletivo. Mas são momentos como este que justificam todos os sacrifícios e ações do nosso governo”, confessou.
“São pequenos recursos, porém significativos. Estamos apostando na capacitação do povo sergipano. O ‘Crédito para Todos’ não é um programa meramente estatístico, mas de capacitação do trabalhador do setor informal”, complementou.
Ter acesso ao programa é fácil e sem burocracia. O candidato não pode estar em débito com o sistema financeiro, não ter firma registrada em seu nome, como também não possuir algum vínculo empregatício.
O valor do empréstimo é de, no máximo, R$ 5mil. Esse dinheiro pode ser pago em até 36 meses, com carências que variam de três a seis meses. A taxa de juros é de apenas 2% ao ano mais TJLP (taxa de juros a longo prazo).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.