[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de subsidiar os profissionais da rede municipal para que o exercício de reflexão da prática pedagógica possa cada vez mais se consolidar na escola, foi aberto hoje, dia 23, às 8h30, no Iate Clube, pelo prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, o Seminário Municipal de Educação – A Função Social da Escola e o seu Projeto Político-Pedagógico.
De acordo com o prefeito, o seminário é mais um esforço efetuado pela administração municipal com a finalidade de habilitar todos os profissionais da rede a compreender a importância estratégica e a função social da escola. “Através de seminários como este, nós preparamos a nossa escola para melhor acolher, educar e orientar as crianças de Aracaju para a vida”, afirmou.
“Eu cumprimento a secretária Ana Lúcia e a todos os que participam conjuntamente da apropriação da experiência de reflexão que será efetuada por professores tão consagrados e que têm se dedicado a refletir sobre a educação brasileira”, disse, ao pedir que os profissionais de ensino se engajassem no projeto de educação que está sendo construído pela Prefeitura de Aracaju.
A secretária de Educação Ana Lucia Vieira Menezes ressaltou que o seminário faz parte da Política de Formação Contínua dos educadores da rede municipal. “Nós temos efetuado encontros coletivos, onde o pensamento circula, o confronto de idéias acontece e há a descoberta de novas alternativas no campo da metodologia”, revelou. De acordo com ela, a política de formação da Semed vem sendo implementada de várias formas, “seja através da realização de grandes eventos, da Hora de Estudo ou de cursos e seminários específicos”.
Em seu discurso de abertura, a secretária saudou os mais de mil profissionais de educação que, apesar de estarem de férias, compareceram ao evento para participar do processo de reflexão. Ela ressaltou ainda que o seu papel à frente da Secretaria Municipal de Educação é o de coordenar a implantação do programa do governo petista, que tem entre os seus principais pilares o compromisso com a democratização do Sistema Municipal de Ensino. “Acredito que uma das alternativas para superarmos os problemas existentes na rede municipal será o estabelecimento de relações contínuas, diretas e horizontalizadas entre a Semed e as unidades de ensino, além da criação de mecanismos de controle social e da democracia direta como antídoto contra a cultura do autoritarismo ainda tão presente nas nossas práticas políticas, pedagógicas e administrativas”, disse.
A secretária acrescentou também que é através de eventos desta natureza que a Semed está incentivando a ruptura com a lógica da exclusão, onde apenas alguns poucos privilegiados têm condições de ter acesso aos novos conhecimentos.
O vice-prefeito Edvaldo Nogueira disse que o seminário tem uma importância muito grande porque vai lançar as bases desse projeto de escola democrática, que é sonho acalentado por todos aqueles que lutam por um mundo melhor. “Eu não tenho dúvida que no final do nosso governo, Aracaju terá uma nova escola”, ressaltou.
Após o discurso de abertura realizado pela secretária, houve apresentações culturais dos grupos Arte Dançante, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, e de Dança Contemporânea, da Escola Parque. Além do prefeito de Aracaju, também estiveram presentes na abertura do evento, o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, a presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju, Rosângela dos Santos, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivanete Bomfim, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe, Iran Barbosa, a presidente da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, Lygia Maynard, o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho e o vereador Márcelio Bomfim.

Conferências

Na manhã de hoje, a temática Construindo Uma Escola Numa Perspectiva Emancipatória foi discutida pela Profa. Dra. Regina Leite Garcia – UFF/RJ que abordou questões para a implementação de uma escola democrática, imprudente e
não excludente. Segundo ela, esse projeto pretende construir um Brasil melhor e de educação qualificada. À tarde, a Profa. Dra. Tereza Stebam Valle- UFF-RJ abordou
a Avaliação no Cotidiano da Sala de Aula, onde foram discutidos o modelo de avaliação e algumas problematizações. Conforme Tereza, o objetivo é discutir
questões e modalidades que possam contribuir na formação de um ensino de qualidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.