Aracaju realiza a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, o evento se propõe a formular as diretrizes municipais e indicar diretrizes estaduais e nacionais para a implementação da política de gestão do trabalho e da educação na saúde, ampliando a participação e a co-responsabilidade dos diversos segmentos do SUS na execução dessa política, qualificando o seu debate e fortalecendo os compromissos da administração pública nesse campo.
Na abertura, ocorrida nesta manhã, no auditório do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), o secretário municipal Rogério Carvalho destacou a importância do evento, parabenizando seus participantes pela disposição e maturidade ao se comprometerem com a discussão de ações coletivas para a saúde pública. “Temos mostrado que as deliberações de conferências já realizadas na atual administração são cumpridas e representam hoje um planejamento coletivo, ou seja, se tornaram ações objetivas da SMS, que se destacam pela participação da sociedade”, enfatizou.
De acordo com Rogério, muito do que é desenvolvido atualmente pela Prefeitura de Aracaju no que se refere à saúde é resultado de debates coletivos, que levam em conta as necessidades dos que trabalham na oferta e dos que utilizam os serviços do SUS. “Na VII Conferência Municipal de Saúde, realizada há dois anos, por exemplo, os temas discutidos se basearam nas queixas dos usuários, registradas pela ouvidoria”, disse, completando que as iniciativas tomadas, no sentido de atender a essas queixas, foram todas pactuadas na VII Conferência.
Debates
Após a solenidade de abertura da conferência de hoje, o secretário ministrou a palestra de uma das mesas, onde abordou o tema “Gestão do Trabalho”. O outro tema – “Educação na Saúde e Educação Permanente no município de Aracaju” – foi explanado pela coordenadora do Ceps, Cláudia Menezes. As duas palestras teve como debatedores um representante de cada segmento participante da conferência: usuário; trabalhador; prestador; e município do interior.
Logo mais à tarde todos os participantes do evento se dividirão em sete grupos temáticos para discutir as questões ligadas aos dois temas centrais (Gestão do Trabalho e Educação na Saúde). A plenária final, que será coordenada pelo assessor de Articulação da Presidência da República, Silvio Santos, começará a partir das 16 horas, na qual será aprovada a tese final.
Em seguida, haverá eleição dos delegados de Aracaju e da 7ª Micro Região de Saúde para a Conferência Estadual. Os municípios que compõem a 7ª Micro Região são: Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Aracaju realiza a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – Fotos: Ascom/SMS