[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), José Carlos Amâncio, assinaram na manhã de hoje um termo de compromisso que vai disponibilizar a partir de março duas vans adaptadas com sistema eletro-hidráulico para o transporte de portadores de necessidades motoras especiais. A assinatura, realizada no Palácio Ignácio Barbosa, expande e personaliza o serviço público oferecido aos deficientes na capital.

Isto porque os veículos vão funcionar em articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pelo cadastramento dos usuários que realmente precisam deste sistema, e coordenar uma escala de horários para atender os portadores de necessidades especiais de modo que eles tenham garantido o acesso à escola, médico, fisioterapia e tantas outras demandas.

“Estamos trazendo a responsabilidade social para o sistema. Sabemos que o ideal é que 100% da frota esteja adaptada, mas este não é um processo fácil. Temos que fazer as mudanças num ritmo que assegure o direito do passageiro e permita ao sistema absorvê-las de modo a não impactar no custo dos serviços aos usuários”, explicou o prefeito, que cobrou o compromisso assumido pelo presidente do Setransp, Adierson Monteiro, de que pelo menos quatro vans serão disponibilizadas aos deficientes motores.

O superintendente da SMTT, Bosco Mendonça, também participou da assinatura. Em breve ele irá a Florianópolis (SC) para conhecer a experiência daquela cidade, onde o sistema de vans para transportar deficientes físicos já funciona com regularidade. “O dever do poder público é garantir a plena acessibilidade da população. O serviço que vamos prestar e muito mais qualificado do que oferecer apenas estrutura física”, disse Marcelo Déda.

Renovação da frota

A assinatura do termo de compromisso com o Setransp é mais um passo dado no cumprimento das metas estabelecidas entre a Prefeitura de Aracaju, as operadoras de transporte coletivo e a sociedade para a melhoria do sistema como um todo. Este processo foi iniciado no final do ano passado, quando 45 novos ônibus passaram a integrar a frota, que hoje recebeu outros 11 veículos 0 km.

“São 56 novos ônibus para melhorar o conforto e dar mais segurança aos passageiros, além de garantir a pontualidade das linhas e a eficiência do sistema”, avaliou Marcelo Déda. A previsão é de que em março mais 20 veículos sejam incorporados ao transporte coletivo de Aracaju. “O total de 76 ônibus vai representar uma renovação de aproximadamente 20% de toda a frota da cidade”, disse o prefeito.

Modernização dos terminais

A modernização e adaptação de todos os terminais de ônibus da capital vão ser alcançadas até o final desta gestão. Até o momento, os terminais Visconde de Maracaju (no bairro Santos Dumont) e Fernando Sávio (no Centro) já foram completamente reformados, inclusive com piso tátil e linhas escritas em Braille para deficientes visuais.

A revitalização do terminal da Atalaia está sendo executada e o contrato com a empresa vencedora da licitação para elaborar o projeto executivo do novo terminal do bairro Industrial será assinado esta semana. O antigo foi derrubado para a construção da ponte Aracaju-Barra e a prefeitura indenizada. “Ao contrário do que alguns dizem, nós fomos extremamente colaborativos com a obra e vamos usar o dinheiro da indenização para construir um novo terminal mais próximo dos mercados municipais, atendendo a um antigo anseio da população”, falou o prefeito Marcelo Déda.

O novo terminal Governador Leonel Brizola (Zona Oeste) será concluído e inaugurado em breve com cerca de 13 mil m². Ele estará interligado com o Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, o que vai facilitar a locomoção dos passageiros que chegam a Aracaju de outras cidades e estados. O vice-prefeito Edvaldo Nogueira, empresários das operadoras de ônibus e secretários municipais participaram da solenidade de assinatura do compromisso com o Setransp.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.